BANNER SITE  Prof João Marques

Série de Seminários: Desvendando os mosquitos Aedes com João Marques

Quais fatores determinam a transmissão dos arbovírus, especialmente dengue e zika? Por que regiões do mundo com a quantidade semelhante de mosquitos possuem níveis de contaminações diferentes?

Esses são alguns dos temas que serão abordados na próxima palestra da Série de Seminários do CTVacinas, na quarta-feira (8), às 16h, no auditório do BH-TEC. O palestrante será João Trindade Marques, professor Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

“Vou falar muito de um estudo que começou há cinco anos. Fizemos um monitoramento global de mosquitos”, afirma o estudioso, também professor da Universidade de Estrasburgo, na França.

“Um dos principais pontos que observamos é justamente entender o motivo de regiões diferentes registrarem níveis de contaminação diferentes, mesmo com a quantidade de mosquito semelhante”, complementa João Marques.

Para participar presencialmente, basta garantir o ingresso gratuito pelo site do Sympla (clique AQUI).

Quem não estiver em BH ou não puder comparecer, a palestra será transmitida ao vivo pelo canal da CAC, no YouTube. Não há a necessidade de realizar inscrição, basta acessar a página.

Série de Seminários CTVacinas

O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em fevereiro deste ano, a Série de Seminário CTVacinas.

Toda semana, sempre às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.

“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.

Já estão confirmados os seguintes palestrantes:

• Dra. Irene Soares – Vacina contra malária
• Dr. Diogo Magnani – MASS Biologicals – Monoclonais humanos
• Dra. Natalia Hojo-Souza – Fiocruz – Vacina de DNA contra Covid-19
• Dr. Luis Vicente Rizzo – Hospital Albert Einstein – Estudos translacionais
• Dra. Leda Castillo –  UFRJ -Proteínas recombinantes em sistema eucariontes
• Dr. João Santana – FMRP-USP – Imunoparasitologia

Procurar