Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Educação desenvolveram um aplicativo que permite ajudar no diagnóstico de casos do novo coronavírus apenas com a imagem de raio-x.
O programa com inteligência artificial analisa radiografias em busca do padrão típico de pulmões infectados com a doença.O diagnóstico tem até 93% de precisão.
Em entrevista ao portal Época, o coordenador da equipe, José Afonso Mazzon, explicou que a ferramenta pode ser usada em locais que não possuem equipamentos para a realização de tomografias computadorizadas. “No interior, a gente sabe que a rede hospitalar é muito mais simples. Não é toda cidade que tem tomógrafos computadorizados, por exemplo. Mas, pelas nossas estimativas, o Brasil por volta de 300 mil aparelhos de raio X, inclusive em postos de saúde, pequenos hospitais, nas UPAs, em todo o país. Ou seja, a capilaridade é muito maior”, afirmou.
O novo programa não deve substituir os testes que estão sendo utilizados para confirmar ou não se alguém está com a doença, e sim deve funcionar como um auxiliar.
Para ler a reportagem completa acesse: https://epoca.globo.com/brasil/pesquisadores-criam-aplicativo-para-diagnostico-da-covid-19-partir-de-raio-dos-pulmoes-24550251