Pesquisadores Da USP Desenvolveram Aplicativo Que Permite Ajudar Nos Diagnósticos Do Novo Coronavírus

Pesquisadores da USP desenvolveram aplicativo que permite ajudar nos diagnósticos do novo coronavírus

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Educação desenvolveram um aplicativo que permite ajudar no diagnóstico de casos do novo coronavírus apenas com a imagem de raio-x.

O programa com inteligência artificial analisa radiografias em busca do padrão típico de pulmões infectados com a doença.O diagnóstico tem até 93% de precisão.

Em entrevista ao portal Época, o coordenador da equipe, José Afonso Mazzon, explicou que a ferramenta pode ser usada em locais que não possuem equipamentos para a realização de tomografias computadorizadas. “No interior, a gente sabe que a rede hospitalar é muito mais simples. Não é toda cidade que tem tomógrafos computadorizados, por exemplo. Mas, pelas nossas estimativas, o Brasil por volta de 300 mil aparelhos de raio X, inclusive em postos de saúde, pequenos hospitais, nas UPAs, em todo o país. Ou seja, a capilaridade é muito maior”, afirmou.

O novo programa não deve substituir os testes que estão sendo utilizados para confirmar ou não se alguém está com a doença, e sim deve funcionar como um auxiliar.

Para ler a reportagem completa acesse: https://epoca.globo.com/brasil/pesquisadores-criam-aplicativo-para-diagnostico-da-covid-19-partir-de-raio-dos-pulmoes-24550251