Equipe Do CTVacinas Recebe Prêmio Péter Murányi (CTVacinas/Divulgação)

Prêmio é entregue a equipe do CTVacinas: ‘Reconhecimento nacional’

Coordenadores e pesquisadores do CTVacinas receberam, na noite dessa quarta (26), em São Paulo, o Prêmio Péter Murányi 2023 – Saúde. A equipe ficou em 3º lugar com o trabalho Soberania tecnológica no desenvolvimento de vacinas humanas no Brasil, que trata da importância do desenvolvimento de uma cadeia produtiva para a fabricação de imunizantes no país.

“Para a equipe do CTVacinas, é uma honra receber o prêmio Péter Murányi, pelo desenvolvimento da vacina totalmente nacional contra a Covid-19”, inicia a professora Ana Paula Fernandes, integrante do nosso Comitê Gestor.

“É uma honra porque o prêmio é extremamente concorrido: são mais de 60 trabalhos, a cada ano, submetidos por um júri muito rigoroso, com mais de 50 pessoas, entre representantes da comunidade científica, das agências de fomento, dos órgãos governamentais de ciência, tecnologia e inovação do país”, complementa.

Além de Ana Paula, estiveram presentes na cerimônia os coordenadores Ricardo Gazzinelli, Flávio da Fonseca e Santuza Teixeira, além dos líderes e pesquisadores Flávia Bagno, Graziella Rivelli, Helton Santiago, Irene Soares, Júlia Castro, Natália S. Hojo-Souza e Natália Salazar.

“A premiação vem de encontro ao reconhecimento nacional da ciência aplicada desenvolvida pelo CTVacinas. Me sinto muito feliz pelo prêmio a esse trabalho grandioso e por dar continuidade nos projetos relacionados à saúde da população brasileira”, afirma Graziella Rivelli.

“O prêmio Péter Murányi promove o reconhecimento de projetos de impacto e é um incentivo para a execução de trabalhos desafiadores e que fomentam o desenvolvimento científico nacional”, diz Flávia Bagno.

Segunda vez

Não é a primeira vez que um trabalho desenvolvido por integrantes do CTVacinas é reconhecido no prêmio Péter Murányi. Em 2014, os coordenadores Ana Paula Fernandes e Ricardo Gazzinelli ganharam o 1º lugar com o trabalho “Vacina Recombinante contra a Leishmaniose Visceral”.

“Recebemos o 1º lugar pelo desenvolvimento da vacina Leish-Tec, a única vacina contra leishmaniose visceral canina disponível no mercado brasileiro e produto que mais rende royalties à UFMG”, reforça Ana Paula.

Procurar