BANNER SITE – Série De Seminários CTVacinas (4)

Série de Seminários: Impacto da imunossenescência no desfecho da Covid-19 com Ana Caetano

A presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde, Ana Caetano Faria, será a palestrante de uma edição especial da Série de Seminários CTVacinas, nesta sexta-feira (28), a partir das 14h. A estudiosa vai detalhar, em primeira mão, um estudo realizado há mais de dois anos sobre o impacto da imunossenescência no desfecho da Covid-19.

“O projeto começou no final de 2020, com pacientes de 18 a 90 anos, em três cidades: São Paulo, Belo Horizonte e Governador Valadares, no leste mineiro. Nossa hipótese, baseada em mais de 20 anos de estudos na área, era a seguinte: a imunossenescência acelerada seria importante no desfecho grave da Covid”, resume Ana Caetano.

>> FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA A PALESTRA DE ANA CAETANO

Valadares foi uma das cidades escolhidas por se tratar de uma área endêmica para doenças infecciosas crônicas diversas, como leishmaniose, hanseníase, esquistossomose, além das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).

“Trabalhamos com a população de Valadares há mais de 20 anos estudando exatamente a imunossenescência. A gente percebe que essa carga de estimulação nesse ambiente, uma área endêmica, causa grande impacto no sistema imune de toda a população – não somente as pessoas que são infectadas, mas as outras também, que precisam resistir e, para isso, desenvolver proteção”, explica a diretora do departamento da SECTISC (Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde), do Ministério da Saúde.

Um artigo, inclusive, foi publicado em 2022 mostrando que existe uma aceleração do envelhecimento biológico da população de Governador Valadares, em comparação aos habitantes de São Paulo. “É uma população sobrecarregada”, resume a professora, reforçando o motivo de Valadares ter sido escolhida para a pesquisa.

“Vou apresentar o resultado desses dois anos de trabalho, período em que fizemos várias análises. Foi um estudo muito complexo: analisamos não só a imunossenescência dos linfonodos, mas também o perfil inflamatório desses pacientes, com a análise do repertório de anticorpos, da microbiota e da imunossenescência  celular, que mede a idade biológica do indivíduo para compararmos com a cronológica, e a metilação do DNA, que é uma medida sobre a velocidade do envelhecimento”, diz Ana Caetano.

A palestra é gratuita, mas é preciso garantir a inscrição no Sympla (clique AQUI), já que o auditório do BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 – Engenho Nogueira) tem capacidade limitada.

Série de Seminários CTVacinas

O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em fevereiro deste ano, a Série de Seminário CTVacinas.

Toda semana, sempre às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.

“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.

Confira as palestras (já realizadas e confirmadas):

Dr. Edison Durigan – Pandemias e Epidemias Virais – 1/2
Dr. João Marques – Imunidade de mosquito ao vírus da dengue – 8/2
Dra. Irene Soares – Vacina contra malária – 15/2
Dr. Diogo Magnani – MASS Biologicals – Monoclonais humanos – 1/3
Dra. Natalia Hojo-Souza – Fiocruz – Vacina de DNA contra Covid-19 – 8/3
Dra. Júlia Castro – CTVacinas/FMRP-USP – Vacina contra Doença de Chagas – 15/3
Dra. Gabriela Burle – CTVacinas – Novas estratégias para vacinas – 22/3
Dra. Walderez Dutra – UFMG – Redes imunorregulatórias na Doença de Chagas – 29/3
Dr. Luis Vicente Rizzo – Hospital Albert Einstein – Estudos translacionais – 5/4
Dra. Leda Castillo – UFRJ – Desenvolvimento da vacina trivalente UFRJvac – 13/4
Dr. Jeffrey Bethony – Desenvolvimento de vacina contra HIV – 19/4
Dr. João Santana – FMRP-USP – Células T regulatórias e a aparição de lesões na leishmaniose cutânea – 25/4
• Dra. Ana Caetano Faria – UFMG/Ministério da Saúde – 28/4
• Dr. Wagner Meira – UFMG – 3/5
• Dr. Marcelo Morales – UFRJ – 10/5
• Dr. Pedro Augusto Alves – Fiocruz/CTVacinas – 17/5
• Dra. Isabel Kinney Santos – FMRP/USP – 24/5
• Dr. Jorge Andrade Pinto – UFMG – 31/5

 

 

Procurar