Ricardo Gazzinelli Fala Durante Immuno 2019

Congresso internacional de imunologia reúne referências de todo o mundo e pesquisadores do CTVacinas

O tradicional congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) vai começar – e o CTVacinas terá participação em peso. O evento, que chega à 47ª edição e foi batizado de o Immuno 2023, será realizado entre segunda (2) e sexta (6), na cidade histórica de Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).

“O congresso tem se destacado por uma participação muito grande de pesquisadores do exterior, o que tem ajudado muito a imunologia brasileira a crescer. Colaborações internacionais são essenciais para esse avanço”, afirma o coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli.

Ao todo, o congresso contará com palestrantes de 10 nacionalidades diferentes, além do Brasil: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, EUA, França, Grã-Bretanha, México, Portugal e Suécia.

“Teremos a participação de imunologistas de destaque internacional”, resume Gazzinelli.

CTVacinas em peso

O coordenador do CTVacinas será o responsável pela palestra de encerramento do congresso, na sexta-feira (6). O estudioso foi o presidente, entre 2020 e 2021, da SBI, hoje presidida por Ana Maria Caetano Faria, também diretora da Departamento de Ciência e Tecnologia, do governo federal.

Santuza Teixeira, do comitê gestor do centro, e Helton Santiago, diretor clínico, vão compor o workshop INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Vacina na quarta (4), das 15h às 17h. Também vão participar Maurício Nogueira, da FAMERP-SP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), e Andrew Simpson, diretor da Orygen Biotecnologia.

Congressistas durante o evento em 2022
Congresso foi realizado em São Paulo ano passado (Immuno 2022/Divulgação)

Dois pesquisadores do CTVacinas foram selecionados para apresentações orais: Gregório Almeida, para falar sobre imunomarcadores da malária em paciente; e Sarah Rodrigues, que vai abordar o desenvolvimento de vacina RNA contra dengue.

Cerca de 15 pesquisadores do centro vão participar do congresso, inclusive com apresentação de pôster.

“É um congresso com muita participação de estudantes. É muito importante, tem muita integração, é uma sociedade que cresceu junto. É mais voltado para pesquisa básica, mas também pesquisa transacional, estudos em humano e desenvolvimento de vacina”, finaliza Gazzinelli.

A programação completa do Immuno 2023 pode ser conferida aqui.

Congresso da SBI

Realizado desde 1973, o Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) é considerado um dos mais importantes eventos científicos no Brasil, e conta tradicionalmente com a participação de renomadas(os) palestrantes nacionais e internacionais.

O Programa Científico do Immuno 2023 é composto por simpósios, workshops e palestras sobre os recentes avanços em diferentes campos da imunologia, incluindo desenvolvimento e função de linfócitos, respostas imunes a patógenos, imunologia de mucosas, vacinas, imunoterapia, imunologia tumoral, doenças autoimunes e inflamatórias, alergia , imunossenescência e muito mais.

A conferência reunirá renomados cientistas do Brasil e de vários outros países com participação substancial de jovens pesquisadores.

João Marques participa de palestra no Immuno 2019
Professores, como João Marques, e estudantes interagem durante o congresso (Immuno 2019/Divulgação)

Como parte da tradição do SBI, daremos especial atenção às seções em que alunos de graduação e pós-graduação, bem como bolsistas de pós-doutorado, apresentarão seus trabalhos em andamento em sessões orais e de pôsteres.

Todos os participantes terão a oportunidade de aproveitar o ambiente cientificamente denso e descontraído para aprender, trocar experiências e construir redes de colaboração.

Este ano, o evento terá novidades: um programa especial de acolhimento de crianças para facilitar a participação de investigadores com crianças, e uma seção sobre arte e ciência para destacar os muitos vínculos da ciência com outras formas de criatividade humana.

O local do encontro, Ouro Preto, será uma atração adicional. Esta cidade do século 18, com suas montanhas sinuosas e encantadoras ruas coloniais, foi declarada Monumento Nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO.

“Acreditamos que será o ambiente perfeito para fomentar a discussão científica e a parceria, principais objetivos do congresso”, afirma mensagem do congresso.