Instalado no BHTec desde 2016, o CTVacinas é um laboratório voltado para pesquisa e desenvolvimento de vacinas e testes de diagnóstico que recebeu a certificação de Boas Práticas de Laboratórios (BPL) pelo INMETRO. Com aproximadamente 600 m2, o CTVacinas possui infraestrutura completa de equipamentos para cultivo celular, cultura de bactérias, purificação e análise de proteínas, manipulação e análise de DNA e RNA, além de equipamentos necessários para realização de testes imunoquímicos, moleculares, controle de qualidade e estudos de estabilidade de testes de diagnóstico e componentes de vacinas.
Além de diversos pesquisadores e docentes associados a várias instituições, o CTVacinas conta com uma equipe composta atualmente por mais de 60 colaboradores, a maioria deles com nível de doutorado e especialistas nas diferentes atividades desenvolvidas no CTVacinas.
Atualmente, o CT-Vacinas é estruturado em onze plataformas: Plataforma de Produção de Recombinantes, Plataforma de Controle de Qualidade, Plataforma de Proteômica e Bioquímica de Proteínas, Plataforma de Testes Moleculares, Plataforma de Biologia Molecular, Plataforma de Testes Pré-Clínicos, Plataforma de Imunologia Clínica, Plataforma de Testes Imunoquímicos, Plataforma de Testes Rápidos, Plataforma de Assuntos Regulatórios e a Plataforma de Garantia de Qualidade. Em cada plataforma um pesquisador/doutor coordena as atividades de uma equipe composta por aproximadamente 5 pesquisadores que inclui bolsistas de apoio técnico e alunos de graduação e pós-graduação.
Essa equipe e a infraestrutura permite o estabelecimento de parcerias com empresas e grupos de pesquisa nacional e internacionais em projetos voltados para o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos, podendo a atuação no CT-Vacinas ocorrer em várias etapas do desenvolvimento, desde as etapas iniciais, até a etapa de registro do produto e testes clínicos com aprovação na ANVISA. A seguir, estão listados os serviços que são oferecidos pelas equipes de cada uma das plataformas do CT-Vacinas.