30 anos de tolerância, resiliência e resistência.
Esse é o marco – e o mantra – do laboratório coordenado por Ricardo Gazzinelli, que completa três décadas neste ano e foi o embrião para o futuro Centro Nacional de Vacinas.
“Tolerância, resiliência e resistência se aplicam ao sistema imune e também a fazer ciência no Brasil. É preciso ter esse conjunto de características para prosperar, mesmo em meio a tantas dificuldades”, resume Gazzinelli.
Para celebrar a marca, não poderia ser diferente: dois dias com programação intensa sobre imunologia, desenvolvimento de vacinas e muita ciência.

Dezenas de cientistas de todo o país vieram a Belo Horizonte para prestigiar os 30 anos de laboratório e compartilhar os seus conhecimentos – todo o conteúdo das mesas está disponibilizado no canal do CTVacinas no YouTube.
“O evento foi de grande importância, não apenas para celebrar as conquistas científicas ao longo dessas três décadas, mas também para reforçar o papel fundamental da pesquisa no desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico”, exaltou Thiciany Lopes, líder de plataforma do CTVacinas.
Convidados de peso
Os auditórios do BH-TEC, na terça, e da Reitoria da UFMG, hoje (11), foram palco de dois dias de importantes debates.
Um dos destaques foi a palestra de Alan Sher, realizada no fim da tarde de hoje, dentro da Série de Seminários CTVacinas.
O pesquisador teve papel decisivo na explicação de como o sistema imunológico atua tanto na proteção contra infecções parasitárias, quanto nos danos que pode causar ao próprio organismo quando ativado de forma excessiva.

Pesquisadores da Universidade de Ohio (EUA), Universidade de Bonn (Alemanha), do Institute for Research in Biomedicine (Suíça), da Universidade de El Paso (EUA), da UFMG, USP, UFRJ, Unifesp e CTVacinas também compartilharam os conhecimentos.
Confira tudo na íntegra no canal do CTVacinas no YouTube.
Workshop internacional
A semana ainda conta com o Workshop Internacional sobre Mudança Climática, Doenças Infecciosas e Sistema Imune, entre quinta e sexta (13), no auditório da Reitoria da UFMG.
O evento também vai ser transmitido ao vivo no canal do CTVacinas no YouTube.