Todos Os Vencedores Do Prêmio Euro Posam

CTVacinas recebe reconhecimento por SpiN-TEC e vibra pelo Grande Prêmio entregue à Calixcoca

O trabalho de excelência realizado pela UFMG e pelos nossos pesquisadores recebeu mais um reconhecimento internacional.

O CTVacinas foi premiado como uma das principais iniciativas na categoria Inovação em Terapias e a UFMG ainda teve outro motivo de orgulho: ficou com o principal reconhecimento do Prêmio Euro com a Calixcoca, vacina contra dependência de cocaína e crack.

O prêmio organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma recebeu mais de 700 inscrições de 17 países e, ao longo deste ano, selecionou os principais trabalhos divididos em quatro categorias.

A cerimônia de encerramento ocorreu na noite dessa quarta-feira (18).

A SpiN-TEC foi uma das selecionadas em Inovação em Terapias. Já a Calixcoca, representada por Frederico Garcia, foi a eleita para o Grande Prêmio em votação pela internet realizada por médicos.

Natália Satchiko Hojo de Souza, Helton Santiago, Ana Paula Fernandes e Natália Salazar seguram troféu do Prêmio Euro
Natália Satchiko Hojo de Souza, Helton Santiago, Ana Paula Fernandes e Natália Salazar representam CTVacinas no Prêmio Euro (Helton Santiago/Arquivo pessoal)

“Ficamos felizes pela UFMG, que conquistou dois prêmios, inclusive o prêmio destaque. Foi muito emocionante participar da cerimônia, representar essa equipe maravilhosa que desenvolve a SpiN-TEC”, afirma Helton Santiago, diretor clínico do CTVacinas e representante da iniciativa no prêmio.

“Ficamos muito felizes, também, pelo Frederico Garcia, que teve todo um trabalho, uma carreira premiada com mais esse destaque. Estamos torcendo para a Calixcoca gere ainda mais frutos e que chegue nos braços de quem precisa”, finaliza.

Uma das integrantes do grupo responsável pelo desenvolvimento da Calixcoca, Gisele Goulart também é pesquisadora associada do CTVacinas.

‘Fazendo a diferença’

O coordenador da Calixcoca e professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, Frederico Garcia, agradeceu à sociedade brasileira que apoiou a campanha.

“Desenvolver ciência na América Latina não é fácil. A UFMG é, hoje, uma universidade que está fazendo a diferença. Só temos a agradecer o apoio da nossa reitora [Sandra Regina Goulart Almeida] e do nosso pró-reitor de Pesquisa [Fernando Reis]”, celebrou. Fernando Reis participou da cerimônia. 

Frederico Garcia e equipe recebem troféu pelo Grande Prêmio
Frederico Garcia e equipe recebem troféu pelo Grande Prêmio (Prêmio Euro/Divulgação)

Sandra Goulart Almeida comemorou o resultado. “Essa conquista representa uma grande vitória para a comunidade de pesquisadores da UFMG e para a ciência brasileira. A Calixcoca traz esperança porque se apresenta como uma importante alternativa de tratamento contra as drogas. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, e esse prêmio nos estimula a continuar trabalhando para que a vacina cumpra todas as suas etapas de desenvolvimento”, destacou a reitora.

Procurar