Pesquisadores Do CTVacinas Fazem Apresentação De Pôster No Congresso Da SBI

Pesquisadores do CTVacinas são selecionados em congresso internacional para explicar desenvolvimentos

O congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) reuniu pesquisadores de todo o planeta, com palestrantes de mais de 10 nacionalidades, e teve o CTVacinas entre os destaques. Ao todo, 16 pesquisadoras e pesquisadores do futuro Centro Nacional de Vacinas detalharam os desenvolvimentos no Immuno2023, realizado na primeira semana deste mês.

Você pode conferir AQUI um resumo do que oito desses pesquisadores apresentaram.

E, logo abaixo, um pouco sobre o desenvolvimento encabeçado pelos outros oito pesquisadores e pesquisadoras:

  • Ana Júlia Marinho
Ana Júlia Marinho durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Biological activity of DTL10: Stability study for a recombinant protein against human visceral leishmaniasis

Resumo: O projeto busca estabelecer um protocolo capaz de quantificar a atividade biológica da DTL 10, uma proteína recombinante contra leishmaniose visceral humana.

  • Cristopher Gomes
Cristopher Gomes durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Early Transcribed Membrane Proteins applied on chemiluminescent and enzyme-linked immunoassay as potential diagnostic tools for Plasmodium infection

Resumo: O trabalho é voltado para a padronização de testes sorológicos para malária usando duas proteínas de Plasmodium vivax (o agente causador da doença mais frequentes no país). Foram feitos testes para avaliar a sensibilidade, ou seja a capacidade de diagnosticar um indivíduo sabidamente doente como positivo, e especificidade, a capacidade de caracterizar um indivíduo saudável como negativo para a doença. Ademais, utilizamos esses resultados buscando entender a real aplicabilidade dos testes em áreas endêmicas para a malária no avaliando a acurácia do diagnóstico e seus valores preditivos.

  • Júlia Castro
Júlia Castro durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: ASP-2/Trans-sialidase chimeric protein induces robust protective immunity in experimental models of Chagas’ disease

Resumo: Neste trabalho, desenvolvemos uma proteína quimérica recombinante que foi avaliada como vacina profilática contra a Doença de Chagas. Em modelos experimentais de camundongos e cães, a vacina demonstrou ser eficiente em induzir uma resposta imune protetora contra a infecção pelo Trypanosoma cruzi, agente causador da doença. Observou-se, nos animais infectados e imunizados, uma diminuição da carga parasitária e uma melhora da patologia cardíaca em comparação ao grupo placebo.

  • Júlia Sampaio
Júlia Sampaio durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Development of a multiantigen rapid test for monitoring asymptomatic individuals with submicroscopic parasitemia of Plasmodium vivax

Resumo: O trabalho apresentado mostra o desenvolvimento de um teste rápido imunocromatográfico para a detecção de anticorpos de indivíduos expostos recentemente ao Plasmodium vivax. O teste ainda está em fase de validação em campo, na região norte do Brasil. O seu uso será de grande utilidade no monitoramento de indivíduos assintomáticos, sinalizando pontos e intensidades de transmissão e auxiliando no direcionamento das estratégias de controle e tratamento.

  • Lídia Pereira
Lídia Pereira durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Identification and characterization of exposed antigens from Plasmodium spp on red blood cell surface and recognized by antibodies

Resumo: A ausência de uma vacina aprovada para prevenção da malária Vivax e os poucos candidatos vacinais que estão sendo testados em ensaios clínicos apontam para a necessidade de se prospectar novos antígenos de Plasmodium vivax , parasito causador da malária vivax. Nesse sentido, o projeto que desenvolvo no CT Vacinas sob orientação da doutora Caroline Junqueira e coorientação da doutora Diana Mendoza se propõe a identificar e caracterizar proteínas do parasito causador da malária Vivax na superfície das células sanguíneas infectadas, a fim de apontar para possíveis candidatos vacinais. Para isso, utilizamos a espectrometria de massas, um método analítico eficiente na identificação de proteínas. A metodologia proposta tem se mostrado adequada no enriquecimento das proteínas do parasito, a seleção das proteínas potenciais será feita com base em análises de propriedades estruturais, moleculares e bioquímicas. Assim, as proteínas potenciais serão submetidas à avaliação do potencial de estímulo do sistema imune.

  • Nathália Pereira
Nathália Pereira durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Axl receptor mediates the uptake of infected red blood cells and regulates the inflammatory response in Plasmodium chabaudi-infected mice

Resumo: Investigamos e caracterizamos o papel do receptor Axl, que é um receptor de fagocitose de células apoptóticas nas respostas imunes à infecção pelo Plasmodium chabaudi (um modelo experimental de camundongo de Plasmodium), ou seja, o papel dele no Malária. Obtivemos como resultado que esse receptor é ativado durante a infecção por Plasmodium e medeia a fagocitose de hemácias infectadas (pois elas se tornam apoptóticas na infecção) e ativa uma sinalização que modula as respostas imunes, visto que afeta negativamente respostas citotóxicas de TCD8. Essa ativação favorece a infecção do parasito e o desenvolvimento da patologia pois em animais nocaute para ele, há menor parasitemia e menor inflamação sistêmica.

  • Sarah Rodrigues
Sarah Rodrigues durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Development of an mRNA vaccine for Dengue vírus serotypes 2 and 3

Resumo: Foi apresentada parte dos meus resultados sobre a vacina de RNA, sorotipos 2 e 3, trabalhando com a proteína de envelope e a proteína não-estrutural 1 (NS1). Temos resultados muito promissores para a imunogenicidade e também temos resultados de proteção para dengue 2.

  • Thiciany Lopes
Thiciany Lopes durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Development and validation of a multiplex rapid diagnostic test for Hepatitis B and D

Resumo: O trabalho fala sobre o desenvolvimento e validação de um teste rápido multiplex para o diagnóstico de hepatite B e D, através da detecção simultânea dos marcadores de infecção HBsAg e anticorpos IgG anti-HDV. O protótipo validado apresentou um ótimo desempenho, com sensibilidade e especificidade superiores a 90% para ambos os marcadores. Assim, o teste em questão demonstra ser uma ferramenta promissora para auxiliar no diagnóstico das hepatites B e D.

Procurar