Beatriz Cerqueira Conversa Com Ana Paula Fernandes

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia visita e exalta CTVacinas

O complexo de laboratórios do CTVacinas foi visitado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). A ida, encabeçada pela presidente da comissão, Beatriz Cerqueira, vai ao encontro do Programa para o Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROCIS), lançado pelo governo federal, com a presença da coordenação do centro.

“Um dos objetivos desse programa é alavancar justamente a nacionalização dos insumos, que é exatamente o que o CTVacinas está fazendo. O nosso trabalho casa direitinho com esse movimento do governo federal: o Brasil conseguir produzir os antígenos e outros reagentes necessários para fazer testes de diagnóstico e para a produção de vacinas”, explica Santuza Teixeira, dos comitê gestor do Centro de Tecnologia de Vacinas.

O lançamento oficial ocorreu no dia 26 de setembro, com a presença de Santuza Teixeira. Participaram da ocasião o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de ministros, como Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

Parceria com a ALMG

Movimento semelhante é feito pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. A presidente Beatriz Cerqueira visitou o CTVacinas no dia 9 deste mês, assim como toda a estrutura do BH-TEC, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Equipamento do CTVacinas
Laboratórios do CTVacinas impressionaram Beatriz Cerqueira (Luiz Santana/ALMG)

“O nosso compromisso é fortalecer a política pública dos parques tecnológicos, fortalecer o nosso BH-TEC, articular com a educação básica, que também é fundamental, e trabalhar nas necessidades do BH-TEC, numa grande parceira que só está começando. É a principal devolutiva que podemos fazer à sociedade, dizendo de toda a importância que é desenvolvido aqui”, afirmou Beatriz Cerqueira.

Na ocasião, além de Santuza Teixeira, Ana Paula Fernandes, também integrante do comitê gestor, conduziu a presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Procurar