Colagem De Fotos, Sendo A Primeira Com Ricardo Gazzinelli Fazendo Palestra E A Segunda Com Quatro Pesquisadoras Do CTVacinas

CTVacinas compartilha conhecimento com o mundo no congresso da IUIS, o principal na área de imunologia

O principal congresso de imunologia do mundo, realizado a cada triênio, teve uma edição ainda mais especial neste ano: foi o primeiro evento após a pandemia. E o congresso da IUIS (International Union of Immunological Societies), realizado na África, teve a participação do CTVacinas em peso.

O coordenador do Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG, Ricardo Gazzinelli, foi um dos palestrantes do congresso.

“Falei sobre a patogênese da malária, o papel do sistema imune no desenvolvimento clínico da malária e como que a gente pode, a partir desse conhecimento, tentar intervir para prevenir os sinais e sintomas da malária”, resume o estudioso.

“Mais especificamente, estudamos o metabolismo das células dos monócitos, que são as células centrais na resposta inflamatória observada da malária, e a gente acha que, se conseguir interferir com esse metabolismo, podemos bloquear essa resposta deletéria”, complementa Gazzinelli.

IUIS 2023 Congress
Congresso da IUIS reúne a elite de imunologia de todo o mundo (IUIS 2023 Congress/Divulgação)

Caroline Junqueira, pesquisadora associada e uma das fundadoras do CTVacinas, fez apresentação oral sobre o papel das células linfócitos T gama/delta e das células exterminadoras naturais na infecção com zika.

As pesquisadoras Ana Clara Gazzinelli, Bianca de Oliveira, Isabella Hirako, Júlia Castro, Luna Lacerda e Natália Satchiko fizeram apresentações em pôster (os detalhes serão tema de uma próxima publicação).

Elite global

No início deste ano, o presidente do congresso, Clive Gray, avaliou que a edição seria um marco. “O IUIS 2023 Congress representará um divisor de águas para o campo da imunologia – refletirá a variedade de desafios globais excepcionais para a imunologia”.

Ao fim do congresso, realizado na Cidade do Cabo entre 27 de novembro e 2 de dezembro, a IUIS celebrou o saldo do encontro.

“Os últimos seis dias foram repletos de ciência fenomenal, envolvimento com a comunidade e cultura local e networking ilimitado. Do fundo dos nossos corações, obrigado a todos os participantes, formandos, funcionários e professores que tornaram esta conferência tão histórica e memorável – a primeira conferência da IUIS em África”.

Procurar