Ana Paula Fernandes Mostra Laboratório Para Diretoria Da Fapemig

Novo presidente da Fapemig visita o CTVacinas: ‘Bases científico e humana muito qualificadas’

Essa foi a definição do novo presidente da Fapemig, Carlos Arruda, para o CTVacinas, o Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG: uma estrutura científica e especialmente um quadro de pesquisadores muito qualificados.

O novo gestor da fundação mineira de amparo à pesquisa visitou os laboratórios do CTVacinas pela primeira vez nessa terça-feira (30).

Coordenação do CTVacinas e diretoria da Fapemig conversam em sala de reunião do BH-TEC
Carlos Arrudas foi apresentado à estrutura do CTVacinas (Virgínia Muniz/CTVacinas)

“A Fapemig teve um papel muito importante na criação do Centro porque, na verdade, ela começou a financiar isso 20 anos atrás, e, a partir daí, geramos a vacina Leish-Tec e também muito conhecimento na pesquisa mais básica. Isso, hoje, é fundamental para as vacinas e testes diagnósticos que estamos desenvolvendo”, afirma o coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli.

“Temos orgulho de participar de vários projetos, apoiando a equipe e a aquisição de equipamentos, e estamos aqui para conhecer, pessoalmente, essa iniciativa. E, como é objetivo da Fapemig, garantir que todo o apoio que a Fapemig dá, todos os investimentos realizados gerem não só resultado científico-tecnológico, mas também impacto para a nossa sociedade”, diz o presidente da Fapemig.

Presidente da Fapemig, Carlos Arrudas, observa explicação de Ricardo Gazzinelli, com Helton Santiago ao fundo
Presidente da Fapemig acompanha explicação de Ricardo Gazzinelli, observado ao fundo por Helton Santiago (Virgínia Muniz/CTVacinas)

‘Casa do pesquisador’

Ao lado de Arruda, também visitaram o CTVacinas os diretores de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Speziali, e de Planejamento, Gestão e Finanças, Camila Ribeiro.

Diana Gomez apresenta espectrometria de massas à diretoria da Fapemig
Pesquisadora Diana Gómez explica espectrometria de massas à diretoria da Fapemig (Virgínia Muniz/CTVacinas)

“A Fapemig, na verdade, é a casa do pesquisador. Então, nada mais justo que a gente estar junto das demandas da comunidade como um todo para a gente entender quais são as dores: desde a pesquisa mais fundamental até a mais aplicada”, contextualiza Speziali, antes de complementar:

“E certamente o CTVacinas é um ente extremamente importante, não só para o desenvolvimento da ciência, mas também para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”.

Coordenação do CTVacinas se reúne com diretoria da Fapemig
Após visita aos laboratórios, comitiva da Fapemig acompanhou apresentação sobre os projetos e ações do centro (Virgínia Muniz/CTVacinas)

Integrantes do comitê gestor do CTVacinas receberam o novo presidente da Fapemig: Ana Paula Fernandes, Helton Santiago e Santuza Teixeira, além do presidente do BH-TEC, Marco Crocco.

Procurar