As vacinas de RNA revolucionaram o desenvolvimento de imunizantes especialmente durante a pandemia de Covid-19. Mais rápidas de produzir e mais adaptáveis a novas variantes, elas abriram um amplo horizonte.
Mas e a segurança desse tipo de vacina?
É justamente sobre esse tema que a próxima convidada especial da Série de Seminários CTVacinas vai abordar. A líder da Plataforma de Controle de Qualidade, Isabela Gomes, vai detalhar essas informações nesta quarta-feira (22), a partir das 16h, no auditório do BH-TEC.
>> GARANTA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA DA PALESTRA DE ISABELA GOMES
“Com o crescimento das pesquisas e o destaque das vacinas de RNA, aumenta também a necessidade do controle de qualidade desse tipo de vacina”, contextualiza a palestrante, farmacêutica e doutora em ciências farmacêuticas.
“Vou abordar na palestra uma história breve das vacinas de RNA e as diretrizes publicadas a partir da pandemia de Covid-19, o que elas trazem sobre o controle de qualidade das vacinas de RNA, essenciais para garantir a sua segurança e eficácia”, resume Isabela Gomes.
Participe e ganhe certificado
A palestra, como de praxe, é totalmente gratuita! Para acompanhar presencialmente ou pela transmissão ao vivo, basta fazer a inscrição pelo Sympla (clique AQUI).
Os participantes inscritos pelo Sympla receberão um certificado digital de participação: para quem acompanhar pelo canal do CTVacinas no YouTube, basta enviar o nome completo no chat ao vivo.
“Esse é um tema recente, inclusive, para a maioria das pessoas que trabalham com pesquisa em vacina de RNA – e é um tema fundamental para garantir a segurança e eficácia dessas vacinas”, reforça Isabela Gomes.
Série de Seminários CTVacinas
O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em 2023, a Série de Seminário CTVacinas.
Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.
“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.