“Chega a ser uma responsabilidade do CTVacinas”. É assim que define Helton Santiago, diretor clínico do Centro de Tecnologia de Vacinas, a participação no Summit Saúde Estadão, que se propõe a ser o maior evento do setor no Brasil para reunir “os principais nomes da saúde nacional”.
O CTVacinas, representado por Santiago, participou do painel “Novas vacinas e os riscos da desinformação”.
“Nos últimos anos, tivemos o desenvolvimento e a aprovação no Brasil e no mundo de novas vacinas (como as contra a dengue, vírus sincicial respiratório e a própria Covid). Ao mesmo tempo que vemos novos produtos surgirem no mercado, segue preocupando o aumento do discurso antivacina no País, propagado até mesmo por alguns grupos de médicos”, diz trecho da definição sobre a mesa.
“Vamos falar dos imunizantes mais promissores que podem chegar ao mercado nos próximos anos e de que forma evitar que os avanços na ciência sejam anulados por condutas negacionistas”, complementa.
Responsabilidade
O CTVacinas é responsável pelo desenvolvimento da primeira vacina 100% nacional a chegar ao estágio de testes em humanos. A SpiN-TEC está na penúltima fase, dentro dos testes clínicos, antes de ser liberada à população.
“É importante o CTVacinas participar do debate público sobre a importância das vacinas e como essa relevância pode ser transmitida ao público. Chega a ser uma responsabilidade do CTVacinas, uma vez que é um centro dedicado a encontrar soluções para problemas de saúde pública através desse mecanismo para a sociedade brasileira”, resume Helton Santiago, coordenador dos testes em humanos.

Também participaram do painel Isabella Ballalai, Marcia Abadi e Marcos Colares, com a mediação de Thaís Manarini.
O evento foi realizado das 9h às 18h no dia 5 deste mês e pode ser conferido na íntegra pelo YouTube (clique AQUI).