Referência global no desenvolvimento de vacinas, a Universidade de Oxford está cada vez mais próxima da UFMG e do Centro de Tecnologia de Vacinas da universidade mineira.
Após um grupo de coordenadores e pesquisadores do CTVacinas visitar a estrutura inglesa, foi a vez de um coletivo de docentes europeus conhecer os laboratórios mineiros.
“Ficamos entusiasmados ao falar sobre parcerias futuras e em como ajudar a construir novas abordagens para o desenvolvimento de vacinas, especialmente em relação à SpiN-TEC”, afirma Sai Reddy, um dos líderes mundiais da imunologia sintética e da biologia de sistemas.
“Foi um enorme prazer ter visitado o CTVacinas e interagir com pesquisadores e pesquisadoras daqui”, complementa.

A coordenação do centro reforça a importância desse intercâmbio, já que “Oxford está alguns anos à frente daquilo que a ciência brasileira busca, o que enriquece a nossa capacidade e o desenvolvimento de vacinas nacional”.
“A visita desses pesquisadores de Oxford a UFMG e ao CTVacinas é muito importante para estreitar mesmo esses laços de colaboração e trazer a troca de experiências com pesquisadores que são líderes nas suas áreas”, ressalta Helton Santiago, um dos coordenadores do CTVacinas e professor da UFMG.
“Um grande prazer visitar BH e ter interações maravilhosas com médicos e cientistas daqui”, inicia Georg Holländer, chefe de departamento na Universidade de Oxford, antes de complementar:
“Estou particularmente entusiasmado com a perspectiva de criar um novo grupo de indivíduos que possamos acompanhar desde os primeiros dias de vida até aos 16º ano. Desejamos saber exatamente como o sistema imune muda ao longo da trajetória de vida”.
Holländer é líder líder de destaque no campo da imunologia mundial, à frente de desenvolvimento de pesquisas de ponta para promover a saúde e bem estar de crianças e adolescentes no planeta.