O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, espera incluir imunizantes desenvolvidos pelo CTVacinas para reforçar a proteção da população brasileira. É o que afirmou hoje (5) o diretor do programa, Eder Gatti, durante visita ao complexo de laboratório do futuro Centro Nacional de Vacinas.
“Esta estrutura é muito importante para o Brasil porque, aqui, observamos o desenvolvimento tecnológico, o desenvolvimento de novas vacinas que, no futuro, certamente vão abastecer o PNI e darão ao Brasil vacinas muito importantes para proteger contra doenças que afligem a nossa população, que são problemas de saúde pública”, afirmou o gestor.

Gatti conheceu os laboratórios do Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG (CTVacinas), assim como parte dos equipamentos e dos pesquisadores. Em seguida, se reuniu com o comitê gestor do centro para conhecer a fundo os desenvolvimentos realizados.
“Encontrei laboratórios que demonstram uma excelência técnica impressionante. Há uma seriedade em todo o processo de desenvolvimento e até de produção de vacinas para fases clínicas e isso dá muita esperança. É mais um grande parceiro que certamente vai desenvolver vacinas e abastecer o SUS contra doenças que são problema de saúde pública do nosso país”, reforçou o diretor do PNI.

SpiN-TEC no radar
Ana Paula Fernandes, professora da UFMG e uma das coordenadoras do CTVacinas, exaltou a visita “muito importante” de Eder Gatti.
“Certamente, vai resultar em uma maior aproximação entre a capacidade técnica e científica do CTVacinas de atender as demandas da população brasileira e o Ministério da Saúde e o PNI, que conhecem tão bem essas demandas”, avaliou.

A pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Minas, Rafaella Fortini, também acompanhou a agenda e projetou uma formalização de vínculos que fortaleça todos os envolvidos.
“Esse alinhamento é particularmente importante, não só para esse desenvolvimento, mas para que tenhamos sempre a oferta de vacinas seguras e efetivas para as doenças que acometem o nosso país”, ressaltou a especialista, que também é pesquisadora associada do CTVacinas.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.