“Este centro, que hoje já é uma referência, torna Minas Gerais um dos estados mais relevantes na produção de vacinas do Brasil e do mundo”. A frase é da secretária de Desenvolvimento Econômico do estado mineiro, Mila Corrêa, durante visita, hoje (15), ao CTVacinas e às obras do Centro Nacional de Vacinas.
“Tivemos o privilégio, junto com o Comitê Gestor, de conhecer o CTVacinas, da UFMG. UFMG que já é uma referência nacional e internacional na produção de vacinas. Com a inauguração deste centro, vai se tornar uma potência ainda maior na produção de vacinas para o mundo”, definiu a chefe da Pasta.

Mila Corrêa conheceu a estrutura já existente do CTVacinas, no BH-TEC (Parque Tecnológico de Belo Horizonte), ao lado do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas, Lucas Mendes. A reitora da UFMG, Sandra Goulart, e integrantes do comitê gestor do centro receberam os representantes do governo mineiro.
“Tivemos o privilégio de receber a secretária Mila Corrêa, que veio conhecer não apenas essa estrutura que está sendo construída, o Centro Nacional de Vacinas, mas também conhecer um pouco desse trabalho pioneiro e tão importante pra Minas Gerais que o CTVacinas realiza”, resumiu Sandra Goulart.

Perspectivas
Os integrantes do governo conheceram o trabalho realizado pelo CTVacinas, assim como marcos históricos já alcançados, como a primeira vacina 100% desenvolvida no Brasil a chegar aos testes em humanos, com a SpiN-TEC.

Mila Corrêa e Lucas Mendes conheceram o complexo de laboratórios do CTVacinas e, por fim, visitaram as obras do futuro Centro Nacional de Vacinas, também dentro do BH-TEC.

“A visita foi muito produtiva, inclusive buscando estabelecer parcerias com o Governo de Minas, no sentido de fortalecer esse polo industrial farmacêutico, principalmente na área de biotecnologia, que hoje Minas Gerais está começando a retomar o seu protagonismo”, avaliou Santuza Teixeira, integrante do comitê gestor e professora da UFMG.

“Juntamente com a reitora e a secretária, nós buscamos, então, estabelecer parcerias que vão fortalecer não somente essa área do Estado, mas vão ajudar também a consolidação do Centro Nacional de Vacinas”, finalizou.