O complexo de laboratório do Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG, o CTVacinas, impressionou a presidência da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). A presidente da entidade, Mônica Levi, e o vice-presidente, Renato Kfouri, se encantaram com a estrutura durante visita e planejam parcerias.
“Estou realmente entusiasmada com o que eu vi, com o que eu aprendi, e espero que aqui todas essas pesquisas deem muito certo e que toda essa parte tecnológica resulte em novas vacinas que possam beneficiar o nosso país”, afirmou Mônica Levi.

A presidente e o vice-presidente foram conduzidos por integrantes do Comitê Gestor do CTVacinas em uma visita ao complexo de laboratórios sediado no BH-TEC, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, além de apresentações de líderes de plataformas e de uma reunião com os coordenadores do centro.
“Realmente estou encantado em conhecer toda a produção e o desenvolvimento em ciência e tecnologia. É impressionante o futuro que se estabelece aqui no país em termos de desenvolvimento”, reforçou Renato Kfouri.

“É um prazer para nós, que acompanhamos a ciência e o desenvolvimento das vacinas, contar com essa capacidade nacional, investindo no futuro, autossuficiência de produtos, de vacinas, de imunobiológicos no país”, complementou o vice-presidente.
Aliança estratégica
A SBIm é uma entidade científica sem fins lucrativos criada em 1998 para agregar profissionais de diferentes especialidades interessados no tema.

“A Sociedade tem um papel muito importante no Brasil ao sensibilizar a população com relação à importância das imunizações. Então, é um grupo muito especializado, muito técnico e cujo interesse converge com o interesse do CTVacinas, que é desenvolver vacina pro público brasileiro”, reforçou Helton Santiago, um dos coordenadores do Centro.

“Então, a gente vê nessa visita com uma possibilidade de aliança estratégica, com uma sociedade tão representativa para a ciência no Brasil e para a saúde pública no Brasil”, concluiu.