Você já sabe que o avanço da SpiN-TEC — vacina contra a Covid-19 — para a próxima e última fase dos ensaios clínicos abriu as portas para que outros imunizantes brasileiros também possam chegar ao braço da população. E um deles já está na fila: a Vivaxin.
A Série de Seminários do CTVacinas recebe, nesta quarta (18), a doutora em parasitologia e pesquisadora do Centro, Ana Clara Gazzinelli. Ela vai apresentar um dos grandes projetos do CTVacinas que está em estágio mais avançado após a SpiN-TEC: uma vacina contra a malária.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA NA PALESTRA DE ANA CLARA GAZZINELLI
“Vou apresentar todo o desenvolvimento do projeto, desde a descoberta do novo antígeno e os testes de prova de conceito realizados na USP, até os dias atuais, com a parceria de co-desenvolvimento com o Centro, onde superamos o que chamamos de ‘vale da morte’, que é transferir a pesquisa básica desenvolvida na universidade até gerar um produto para a sociedade, que, no caso, é um dos grandes propósitos hoje do CTVacinas”.
“No estágio atual, estamos aguardando a resposta junto às agências regulatórias, Anvisa, para aprovação e início do estudo clínico em humanos de fase 1/2”, conta Ana Gazzinelli.
Formada em Biomedicina pela FUMEC, mestre e doutora em Parasitologia pela UFMG, com doutorado sanduíche na National School of Tropical Medicine, Baylor College of Medicine, Houston, Texas, EUA, Ana Clara integra a equipe de pesquisadores pós-doutores do CTVacinas, na Plataforma de Testes Pré-Clínicos.
Participe
Fique de olho no horário: nesta semana, o seminário será na quarta-feira (18), às 15h, um pouco mais cedo que o habitual, no auditório do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).
Para participar, basta retirar seu ingresso presencial ou virtual no Sympla. O seminário também será transmitido no canal do CTVacinas no YouTube.
Série de Seminários CTVacinas
O ano de 2025 marca a terceira temporada da Série de Seminários CTVacinas. O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em fevereiro de 2023, o ciclo de palestras com convidados de todo o Brasil, América Latina e mundo.
Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o planeta – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.
“Promovemos debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.