Ana Paula Fernandes E Santuza Teixeira Recepcionaram A Ministra Luciana Santos (Luara Baggi/MCTI)

Ministra Luciana Santos visita CTVacinas: ‘É espetacular isso aqui’

Laboratórios do CTVacinas, da UFMG, onde está sendo desenvolvida a primeira vacina 100% nacional, foram visitados nesta segunda-feira (20) pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e pela reitora da universidade, Sandra Goulart. A chefe da Pasta exaltou o trabalho realizado pela equipe do Centro de Tecnologia de Vacinas.

“É espetacular isso aqui. Isso aqui é orgulho nacional: a gente consolidar a SpiN-TEC, que já está na fase de testes em voluntárias e voluntários, e também dar seguimento ao Centro Nacional de Vacinas, que vai desenvolver ainda mais pesquisas”, afirmou a ministra.

Luciana Santos foi recepcionada pelas professoras Santuza Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas, e Ana Paula Fernandes, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, que integram o Comitê Gestor do CT.

As duas coordenadoras apresentaram informações sobre o desenvolvimento da SpiN-TEC, primeira vacina totalmente brasileira contra a Covid-19, que foi desenvolvida no CT e atualmente se encontra em fase de testes.

Santuza Teixeira mostra planta do Centro Nacional de Vacinas à ministra (Luara Baggi/MCTI)

“Este o único centro que está desenvolvendo uma vacina genuinamente brasileira. Isso demonstra a autonomia do país”, pontuou a ministra.

A coordenação do CTVacinas exaltou o reconhecimento do governo federal.

“A ministra ficou muito impressionada com a estrutura de laboratórios que a gente estabeleceu aqui no BH-TEC e ficou muito otimista com a perspectiva dos resultados da vacina SpiN-TEC”, resumiu Santuza Teixeira, uma das coordenadoras.

“A ministra tomou conhecimento in loco do projeto do Centro Nacional de Vacinas e de como a atual estrutura, que será ampliada com o centro, conseguiu alavancar projetos de grande importância”, afirmou Ana Paula Fernandes, do Comitê Gestor do CTVacinas.

“Certamente daqui a 2, 3 anos, com a nova estrutura, poderemos produzir muito mais”, concluiu.

Ana Paula Fernandes apresenta um dos laboratórios à ministra e à reitora Sandra Goulart (Luara Baggi/MCTI)

A ministra ainda exaltou a presença das mulheres nos laboratórios do CTVacinas. “Aqui, 70% das pesquisadoras são mulheres, revelando a força das mulheres na ciência em pleno mês de março”. Duas das coordenadoras do centro também são mulheres: Ana Paula Fernandes e Santuza Teixeira.

Visita

A ministra também visitou outro centro de tecnologia sediado no BH-TEC, o CTNano (Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno). A coordenadora-geral do CT, Glaura Goulart Silva, professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, apresentou à ministra Luciana Santos o Laboratório de Síntese de Nanomateriais, um dos 12 que compõem a estrutura do CTNano.

Durante a visita, a coordenadora falou, principalmente, sobre as competências do centro em trabalhos com grafeno, área que tem sido muito demandada pela indústria e pela sociedade.

Antes, Luciana Santos ministrou aula magna na programação de recepção aos calouros do primeiro semestre letivo em 2023.