Júlia Castro Foi Uma Das Selecionadas Para Participar Do Lindau Nobel Laureate Meetings (Júlia Castro/Arquivo Pessoal + Julia Nimke/Lindau Nobel Laureate Meetings)

Pesquisadora do CTVacinas está entre as jovens cientistas mais qualificadas do mundo

Se não bastassem o desenvolvimento da primeira vacina 100% nacional, a construção do Centro Nacional de Vacinas, premiações e a visita da ministra, o CTVacinas tem mais um motivo para se orgulhar!

Júlia Castro, doutoranda do centro e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, acaba de ser selecionada entre os 635 jovens cientistas mais qualificados do mundo, que participarão 72º Encontro Anual de ganhadores do Prêmio Nobel em Lindau, na Alemanha.

Sensacional, não é mesmo?!

O que era um sonho de criança se tornou realidade!

“Desde criança, eu falava que queria ser pesquisadora, eu queria descobrir coisas, eu sempre me interessei pela área de biomedicina. Me sinto muito honrada e muito feliz”, diz a estudiosa, palestrante da última semana da Série de Seminários CTVacinas.

Júlia no seu habitat conhecido, o laboratório, e em momento de lazer (Júlia Castro/Arquivo pessoal)

Júlia Castro é biomédica e mestre em Bioquímica e Imunologia pela UFMG, a caminho do doutorado em Imunologia pela USP.

Com 28 anos, já acumula participações em trabalhos importantes, como o desenvolvimento da vacina contra a Doença de Chagas – inédita no mundo até o momento – e da SpiN-TEC, o primeiro imunizante 100% brasileiro.

Júlia Castro

Júlia participa do desenvolvimento da SpiN-TEC e de vacina contra Chagas (Júlia Castro/Arquivo pessoal)

Lindau Nobel Laureate Meetings

Desde 1951, o evento promove o encontro entre cientistas já consolidados e estudiosos promissores, com o objetivo de incentivar a “troca entre diferentes gerações, técnicas científicas e culturas”.

Uma vez por ano, cerca de 30 a 40 ganhadores do Prêmio Nobel se reúnem em Lindau, no estado de Baviera, na Alemanha, para conhecer a próxima geração de cientistas: cerca de 600 alunos de graduação, alunos de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado de todo o mundo.

Cena do evento internacional em 2022 (Julia Nimke/Lindau Nobel Laureate Meetings)

“Estou bastante ansiosa! Vai ser uma oportunidade de fazer contatos com pessoas de vários países e conhecer diversos cientistas renomados na área de ciência e saúde”, afirma a pesquisadora do CTVacinas.

“Vai ser um momento para me inspirar! Uma oportunidade de conhecer outras áreas de pesquisa, e quem sabe conseguir contribuir no desenvolvimento do CTVacinas”, complementa Júlia Castro.

Para chegar ao reconhecimento internacional, a doutoranda passou primeiro por uma seleção nacional, realizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

“Ter passado nessa seleção foi uma satisfação muito grande. Foi uma seleção nacional e depois mundial, entre todos os jovens cientistas que vão participar”, vibra Júlia, que vai representar o CTVacinas, a UFMG, a USP e o Brasil entre os dias 25 e 30 de junho, na Alemanha.