BANNER SITE – Rizzo

Série de Seminários: Gestão de pesquisas no principal hospital do Brasil com Luiz Vicente Rizzo

Quais os desafios para dirigir as pesquisas do principal hospital do Brasil e considerado um dos melhores de toda a América Latina? Que tal escutar e perguntar sobre esse tema diretamente para o responsável por essa tarefa?

Pois o Diretor Científico do Hospital Albert Einstein, Luiz Vicente Rizzo, é o próximo palestrante da Série de Seminários CTVacinas.

O currículo de Rizzo é longo: já foi professor titular da USP, secretário-geral do 13º Congresso Internacional de Imunologia, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia e é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Na próxima quarta-feira (5/4), vem a Belo Horizonte para comandar uma palestra gratuita no auditório do BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 – Engenho Nogueira), a partir das 16h.

>> FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA A PALESTRA DE LUIZ VICENTE RIZZO

O tema será “Gestão de pesquisa em uma instituição não governamental”.

Rizzo vai falar sobre a experiência de liderar as pesquisas do Albert Einstein, cujo instituto possui cerca de 100 pesquisadores, quais os desafios e impactos positivos.

“Os médicos que fazem pesquisas mantêm-se atualizados com o que há de novo em seu campo. Como consequência, podem oferecer os tratamentos mais modernos, mesmo que ainda não amplamente disponíveis”, afirmou o especialista, em entrevista concedida à Nature, principal publicação científica do mundo.

“Qualquer que seja o tipo de pesquisa clínica que você faça, levar algo da bancada do laboratório para a beira do leito e avaliar o resultado ajuda a entender as populações que você atende, incluindo o que funciona e o que não funciona. Você poderá melhorar o atendimento e até prever os custos com mais precisão – o que é importante tanto para os sistemas de saúde públicos quanto para os privados”, complementou.

Em 2021, foram publicados quase 1,3 mil artigos sob a liderança de Rizzo, o que fez com que ele criasse um escritório de integridade científica.

“Acreditamos que a integridade científica deve ser monitorada para fins educacionais e não vista como policiamento. O objetivo não é pegar os pesquisadores fazendo coisas erradas, mas ensiná-los a maneira certa de fazê-las”, disse, à Nature.

Rizzo vai detalhar essa experiência, assim como outras, na Série de Seminários CTVacinas. A entrada é de graça, mas mediante a retirada de ingresso neste link, já que o auditório do BH-TEC tem capacidade limitada de visitantes.

Não será realizada a transmissão online.

Série de Seminários CTVacinas

O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em fevereiro deste ano, a Série de Seminário CTVacinas.

Toda semana, sempre às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.

“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.

Confira as palestras (já realizadas e confirmadas):

Dr. Edison Durigan – Pandemias e Epidemias Virais – 1/2
Dr. João Marques – Imunidade de mosquito ao vírus da dengue – 8/2
Dra. Irene Soares – Vacina contra malária – 15/2
Dr. Diogo Magnani – MASS Biologicals – Monoclonais humanos – 1/3
Dra. Natalia Hojo-Souza – Fiocruz – Vacina de DNA contra Covid-19 – 8/3
Dra. Júlia Castro – CTVacinas/FMRP-USP – Vacina contra Doença de Chagas – 15/3
Dra. Gabriela Burle – CTVacinas – Novas estratégias para vacinas – 22/3
Dra. Walderez Dutra – UFMG – Redes imunorregulatórias na Doença de Chagas – 29/3
• Dr. Luis Vicente Rizzo – Hospital Albert Einstein – Estudos translacionais
• Dra. Leda Castillo –  UFRJ -Proteínas recombinantes em sistema eucariontes
• Dr. João Santana – FMRP-USP – Imunoparasitologia

 

Procurar