BANNER SITE – Série De Seminários CTVacinas

Série de Seminários: Redes imunorregulatórias na Doença de Chagas com Walderez Dutra

Professora titular no Departamento de Morfologia da UFMG, vice-presidente da Associação Latino-Americana e Caribenha de Imunologia, integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia e também do Comitê Consultivo Científico da organização global Drugs For Neglected Diseases. A responsável por esse currículo é a oitava palestrante da Série de Seminários CTVacinas: Walderez Dutra.

A estudiosa é bióloga, formada pela UFMG, e doutora pela mesma universidade. “Fiz parte do doutorado no exterior, no Dnax Research Institute, no Estados Unidos, e também fiz pós-doutorado na Universidade de Stanford, sempre estudando processos imunorregulatórios, resposta imune celular e o envolvimento desses mecanismos com a evolução clínica de diferentes doenças, principalmente a de Chagas”, afirma a estudiosa.

>> FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA A PALESTRA DE WALDEREZ DUTRA

A palestra gratuita será realizada nesta quarta-feira (29), a partir das 16h, no auditório do BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 – Engenho Nogueira).

A entrada é de graça, mas mediante a retirada de ingresso no Sympla, já que o espaço tem capacidade limitada de visitantes.

NÃO será realizada transmissão do evento pela internet.

Mais sobre a palestra de Walderez

A professora da UFMG adianta que vai apresentar dados dos estudos realizados ao longo de anos justamente sobre essas redes imunorregulatórias na Doença de Chagas humana. “É uma doença em que a maioria dos pacientes não tem sintomatologia clínica, não tem sinais graves de nenhuma infecção, mas em torno de 30% dos pacientes desenvolve uma forma muito grave que pode levar inclusive à morte, que é a forma cardíaca”, explica.

“Ao longo dos anos, a gente vem demonstrando que a resposta imune nesses dois grupos de pacientes é bastante distinta: é caracterizada por um resposta imune predominantemente balanceada nos indivíduos da forma indeterminada; e uma resposta imune predominantemente inflamatória, desbalanceada, nos pacientes com a forma grave, cardíaca da doença”, esclarece.

Por fim, Dutra explica que busca soluções para que o indivíduo não progrida para a forma em que a resposta imune está desbalanceada. “Ou, se já progrediu, de tentar controlar essa resposta imune para que não desenvolva uma doença grave”, afirma.

Série de Seminários CTVacinas

O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em fevereiro deste ano, a Série de Seminário CTVacinas.

Toda semana, sempre às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.

“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.

Confira as palestras (já realizadas e confirmadas):

Dr. Edison Durigan – Pandemias e Epidemias Virais – 1/2
Dr. João Marques – Imunidade de mosquito ao vírus da dengue – 8/2
Dra. Irene Soares – Vacina contra malária – 15/2
Dr. Diogo Magnani – MASS Biologicals – Monoclonais humanos – 1/3
Dra. Natalia Hojo-Souza – Fiocruz – Vacina de DNA contra Covid-19 – 8/3
Dra. Júlia Castro – CTVacinas/FMRP-USP – Vacina contra Doença de Chagas – 15/3
Dra. Gabriela Burle – CTVacinas – Novas estratégias para vacinas – 22/3
• Dr. Luis Vicente Rizzo – Hospital Albert Einstein – Estudos translacionais
• Dra. Leda Castillo –  UFRJ -Proteínas recombinantes em sistema eucariontes
• Dr. João Santana – FMRP-USP – Imunoparasitologia

Procurar