O Prêmio Tese Destaque USP, que valoriza a cultura de pesquisa e inovação da melhor Universidade da América Latina, é de Júlia Castro, pesquisadora do CTVacinas. O trabalho dela foi selecionado como o melhor da grande área Inovação.
A tese da pesquisadora contempla o desenvolvimento de proteína quimérica e a avaliação do potencial vacinal contra Covid-19, importante para a criação da SpiN-TEC, a primeira vacina 100% desenvolvida no Brasil a chegar aos testes em humanos.
“Eu me sinto muito grata e honrada por ter recebido esse Prêmio de Teses da USP, de melhor tese na área de inovação. É um reconhecimento muito significativo e também sou muito grata à formação em imunologia que eu tive na USP de Ribeirão Preto”, exalta Júlia Castro.
“O meu agradecimento se estende aos docentes, discentes e a toda infraestrutura e financiamento que nos foi fornecido”, complementa a estudiosa, orientada por Ricardo Gazzinelli, coordenador do CTVacinas.

A pesquisadora já havia sido reconhecida como uma das jovens cientistas mais talentosas do mundo e, ainda, figurou a lista da Forbes Under 30, em 2023.
SpiN-TEC
A tese de Júlia Castro teve papel central no desenvolvimento da SpiN-TEC, vacina contra Covid-19 que já finalizou duas das três fases dos testes em humanos – ou seja, testes clínicos.

“O desenvolvimento da vacina SpiN-TEC é um resultado de uma parceria de muito sucesso, muito frutífera entre a equipe do CTVacinas, da UFMG, e a equipe da USP de Ribeirão Preto. As instituições, juntamente com a Fiocruz, foram fundamentais para que o projeto avançasse”, reforça Júlia Castro, antes de concluir:
“Realmente muito feliz em ver o reconhecimento do nosso trabalho, do meu trabalho e de toda uma equipe do CTVacinas e da USP de Ribeirão Preto, ser reconhecido”.
‘O melhor’
O prêmio reconhece os trabalhos defendidos durante todo o ano de 2024, que se destacaram em cada uma das 14 grandes áreas do conhecimento. Também foram divulgados dois premiados com menções honrosas em cada uma das áreas.
“Esses 38 trabalhos que premiamos hoje representam o melhor da nossa formação na pós-graduação. É papel da Universidade oferecer as condições para que vocês possam realizar um trabalho científico de alta relevância do ponto de vista intelectual e social, um trabalho que reflita a qualidade de cada um como cientistas”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado, na abertura da cerimônia.

Para a premiação, são considerados a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado ao sistema educacional.
O pró-reitor adjunto, Adenilso Simão, lembrou que “a excelência desses trabalhos é resultado de uma coletividade e só foi possível porque há uma universidade estruturada para isso, grupos de pesquisas, orientadores, familiares e uma sociedade que nos financiou por anos”.