O CTVacinas começa o calendário 2025 com destaque em evento internacional.
Coordenadores do Centro de Tecnologia de Vacinas serão responsáveis pela palestra de abertura e de encerramento do Gordon Research Conference (GRC), realizada a partir de domingo (2) na região de Toscana, na Itália.
O GRC sobre Doenças Tropicais Infecciosas é realizado desde 2009, a cada dois anos, e reúne cerca de 200 cientistas e pesquisadores de todo o planeta para compartilhar conhecimentos e pesquisas inéditas de ponta.
“A massa crítica de especialistas se encontra por cerca de uma semana. A conferência dá muita oportunidade de discussão, com muito debate científico e networking”, resume o coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli, idealizador da primeira edição, ainda em 2009.

Gazzinelli será o responsável por fazer a palestra de encerramento, na quinta-feira (6), quando vai detalhar o desenvolvimento, pelo CTVacinas, do imunizante terapêutico contra Doença de Chagas.
Santuza Teixeira, integrante da coordenação do Centro, vai abrir o ciclo de palestras com o tema interação parasita-hospedeiro.
Mais destaques
Além dos coordenadores, três pesquisadoras vão compartilhar o trabalho desenvolvido aqui, em Minas Gerais: Ana Clara Gazzinelli, Bianca de Oliveira e Sarah Sergio.
“O Brasil é um país muito forte na área de medicina tropical. É um evento super importante internacionalmente e a participação do CTVacinas com tantos integrantes e trabalhos selecionados reforça a nossa projeção”, enaltece Ricardo Gazzinelli.
Além de Chagas, serão detalhados os seguintes desenvolvimentos: vacina contra malária, pela Ana Clara Gazzinelli; contra leishmaniose, por Bianca de Oliveira; e contra a dengue, por Sarah Sergio.
Após a conferência, o CTVacinas vai participar de um workshop promovido pelo DNDi (Drugs for Neglected Diseases initiative), que reúne grupos de todo o planeta para viabilizar os ensaios clínicos da vacina contra Doença de Chagas.