O seu compromisso semanal com a ciência está de volta! Após o recesso, a já tradicional Série de Seminários CTVacinas inicia a terceira temporada nesta quarta-feira (12), a partir das 16h, no auditório do BH-TEC, com Pedro Guimarães, professor do Instituto de Ciências Biológicas, da UFMG.
A Série de Seminários CTVacinas foi criada em 2023 com palestras, sempre gratuitas, habitualmente realizadas às quartas-feiras, às 16h, com palestrantes de todo o Brasil e de toda o planeta – já passaram pelo auditório do BH-TEC dezenas de especialistas das Américas, da Europa e África.
Doutor em Química pela UFMG e com pós-doutorado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), Pedro Guimarães abre o terceiro ciclo com o seguinte tema: o uso de nanopartículas lipídicas para a entrega de ácidos nucleicos no desenvolvimento de vacinas.
>> FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA PARTICIPAR DA PALESTRA DE PEDRO GUIMARÃES
O estudioso vai focar no que já é utilizado na prática clínica, como as vacinas de RNA da Moderna e Pfizer, aprovadas contra a Covid-19, além do trabalho de pesquisa realizado no laboratório.
“Desenvolvemos nossas próprias formulações para a entrega de ácidos nucleicos, tanto DNA quanto RNA, com o objetivo de utilizar a maquinaria celular para produzir uma resposta imunológica”, afirma Pedro Guimarães.
“Atualmente, temos trabalhado com esses nanossistemas para diferentes doenças infecciosas, com ênfase em arboviroses. Na palestra, vamos abordar desde o desenvolvimento dessas nanopartículas até a definição da melhor formulação, que chamamos de candidato vacinal. Também discutiremos a vacina de RNA para chikungunya”, explica o palestrante.
Além dos detalhes do desenvolvimento específico, Pedro abordará como são desenvolvidas essas nanopartículas lipídicas para a entrega de ácidos nucleicos, como se escolhe a melhor formulação e outras possíveis aplicações dos ácidos nucleicos além das vacinas.
Como participar?
Para participar presencialmente, basta retirar seu ingresso pelo Sympla. Caso não consiga participar no auditório, haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CTVacinas. Para ambas as modalidades e emissão de certificado, a inscrição deve ser feita no Sympla.