NOTÍCIAS

Santuza Teixeira e outros conselheiros da Fapemig

Integrante da coordenação do CTVacinas toma posse no Conselho Curador da Fapemig

Ouvir:

A UFMG – e o CTVacinas – agora tem uma representante no Conselho Curador da Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Santuza Teixeira, professora da universidade e integrante do comitê gestor do centro, é a nova conselheira do conselho.

“O Conselho Curador possui representantes de várias instituições, mas não tinha um representante da UFMG. Fui indicada pelo governador do Estado para representar a nossa universidade”, afirma uma das coordenadoras do Centro de Tecnologia de Vacinas.

Além de Santuza, também tomaram posse Fernando Passalio, atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, e Luciana Braga, presidente da Fundação João Pinheiro.

Conselho Curador da Fapemig posa para foto após cerimônia de posse
O novo Conselho Curador da Fapemig | Carla Xavier Radicchi/Fapemig

“Tem uma grande importância porque o Conselho Curador é responsável por definir questões importantes com relação a financiamento, valores de bolsas, abertura de editais e várias outras atividades de apoio à pesquisa da Fapemig”, ressalta Santuza.

A fundação é a principal agência de apoio à pesquisa e inovação científica e tecnológica de Minas Gerais, e apoia projetos de instituições e pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Trajetória de destaque

Santuza possui uma carreira repleta de destaques, com graduação e mestrado pela Universidade de Brasília e doutorado pela Universidade de Lausanne, na Suíça.

Santuza Teixeira assina documento durante cerimônia de posse no Conselho Curador da Fapemig
Uma das coordenadoras do CTVacinas toma posse em fundação de amparo à pesquisa | Carla Xavier Radicchi/Fapemig

A estudiosa se especializou no estudo da biologia do Trypanosoma cruzi, o parasita causador da Doença de Chagas, tornando-se uma referência mundial na área.

Na UFMG, Santuza também atua como responsável técnica em diversos projetos de vacinas, incluindo a SpiN-Tec, a primeira vacina 100% nacional a chegar aos testes em humanos.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM