A UFMG – e o CTVacinas – agora tem uma representante no Conselho Curador da Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Santuza Teixeira, professora da universidade e integrante do comitê gestor do centro, é a nova conselheira do conselho.
“O Conselho Curador possui representantes de várias instituições, mas não tinha um representante da UFMG. Fui indicada pelo governador do Estado para representar a nossa universidade”, afirma uma das coordenadoras do Centro de Tecnologia de Vacinas.
Além de Santuza, também tomaram posse Fernando Passalio, atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, e Luciana Braga, presidente da Fundação João Pinheiro.
“Tem uma grande importância porque o Conselho Curador é responsável por definir questões importantes com relação a financiamento, valores de bolsas, abertura de editais e várias outras atividades de apoio à pesquisa da Fapemig”, ressalta Santuza.
A fundação é a principal agência de apoio à pesquisa e inovação científica e tecnológica de Minas Gerais, e apoia projetos de instituições e pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento do estado.
Trajetória de destaque
Santuza possui uma carreira repleta de destaques, com graduação e mestrado pela Universidade de Brasília e doutorado pela Universidade de Lausanne, na Suíça.
A estudiosa se especializou no estudo da biologia do Trypanosoma cruzi, o parasita causador da Doença de Chagas, tornando-se uma referência mundial na área.
Na UFMG, Santuza também atua como responsável técnica em diversos projetos de vacinas, incluindo a SpiN-Tec, a primeira vacina 100% nacional a chegar aos testes em humanos.