Receberam O Reconhecimento Os Coordenadores Ricardo Gazzinelli, Ana Paula Fernandes, Santuza Teixeira E Flávio Da Fonseca (Flávio Da Fonseca/Arquivo Pessoal)

Medalha da Inconfidência: Trabalho do CTVacinas durante a pandemia é reconhecido

O essencial trabalho desempenhado pelos pesquisadores do CTVacinas durante a pandemia teve mais um reconhecimento. Os coordenadores Ana Paula Fernandes, Flávio da Fonseca, Ricardo Gazzinelli e Santuza Teixeira receberam a Medalha da Inconfidência nesta terça-feira (18).

Concedida anualmente no dia 21 de abril, dia de morte de Tiradentes e que marca a Inconfidência Mineira, a homenagem ao trabalho do CTVacinas ocorreu em 2022, mas a entrega da medalha foi realizada apenas nesta semana por segurança sanitária.

A Medalha da Inconfidência é considerada a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas (Daniel Protzner/ALMG)

“Certamente, uma honraria. Um reconhecimento não só das autoridades, já que a medalha é outorgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, mas também representa pra gente o reconhecimento do povo de Minas pelos serviços prestados”, afirma o professor Flávio da Fonseca.

Santuza Teixeira recebe a Medalha da Inconfidência (Daniel Protzner/ALMG)

A Medalha da Inconfidência é considerada a mais alta comenda concedida pelo governo mineiro e foi criada por Juscelino Kubitschek, ainda em 1952, para homenagear os cidadãos que, pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade, contribuem para a projeção do Estado de Minas Gerais.

Flávio da Fonseca com a Medalha da Inconfidência (Daniel Protzner/ALMG)

“Houve um aumento expressivo na quantidade de professores agraciados, o que evidencia o papel das universidades, dos cientistas e de pessoas ligadas à saúde, de forma geral, nesta pandemia”, reforça Fonseca, integrante do Comitê Gestor do CTVacinas.