Ministra Da Saúde, Nísia Trindade, Visita CTVacinas Na Companhia Do CEO Do BH-TEC, Marco Crocco, Do Coordenador Do Centro, Ricardo Gazzinelli, Da Reitora Da UFMG, Sandra Goulart, E De Outras Autoridades

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, exalta CTVacinas: ‘Muito bonito’

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, conheceu hoje (21) o futuro Centro Nacional de Vacinas, no BH-TEC, durante visita à Universidade Federal de Minas Gerais. A chefe da Pasta elogiou o trabalho realizado pelo CTVacinas e projetou ainda mais avanços com o apoio do governo federal.

“Eu já tinha visto as apresentações sobre o CTVacinas, mas é muito diferente ver in loco, conversar com os pesquisadores que desenvolvem vacinas e testes diagnósticos. Muito bonito e muito esperançoso ver o trabalho, os resultados já alcançados e o que vai poder ser alcançado com o apoio do governo federal, dos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia”, afirmou Nísia Trindade.

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, visita laboratório do CTVacinas

Ministra visitou laboratórios do centro (Walterson Rosa/Ministério da Saúde)

A ministra da Saúde acompanhou uma apresentação sobre os trabalhos já realizados pelo centro da UFMG e os projetos da estrutura que está em obras para o Centro Nacional de Vacinas e, na sequência, visitou o complexo de laboratórios.

“A visita da ministra é extremamente importante porque atuamos em uma área que está diretamente ligada ao Ministério, a de vacinas e testes diagnósticos para doenças negligenciadas, que têm importância para a saúde pública brasileira, e é uma questão socioeconômica de grande relevância”, afirmou o coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli, responsável por fazer a apresentação à Nísia Trindade.

Coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli, faz apresentação

Coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli apresenta trabalhos e projetos à ministra (Walterson Rosa/Ministério da Saúde)

Centro Nacional de Vacinas

Durante a visita aos laboratórios do CTVacinas, a ministra conversou com pesquisadores do centro e foi conduzida pela Ana Paula Fernandes, uma das integrantes do Comitê Gestor.

Nísia Trindade recebeu um kit com alguns dos desenvolvimentos do CTVacinas, como a primeira vacina 100% brasileira – a SpiN-TEC – e um teste diagnóstico.

“Saio dessa visita muito animada. Aqui na UFMG temos um campo muito fértil para avançar nas parcerias e fazer com que a inovação chegue às brasileiras e aos brasileiros, a finalidade maior das inovações”, afirmou.

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e reitora da UFMG, Sandra Goulart, posam com pesquisadores do CTVacinas

Pesquisadores do CTVacinas foram exaltados por ministra (Walterson Rosa/Ministério da Saúde)

A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart, também comemorou a agenda. “Enorme satisfação poder mostrar esse trabalho desse grupo que teve papel tão importante durante a pandemia e continua tendo para que a gente possa desenvolver a vacina 100% brasileira”, pontuou.

Coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli, posa com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a reitora da UFMG, Sandra Goulart, e outras autoridades

Nísia Trindade posa ao lado do coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli, e outras autoridades (Walterson Rosa/Ministério da Saúde)

“É uma visita que fortalece muito claramente esse ambiente que é o BH-TEC, um ambiente de universidade-empresa-setor público”, destacou o CEO do Parque, Marco Crocco.

Plano de Desenvolvimento do CTVacinas 2023

Plano de Desenvolvimento foi apresentado à ministra (Walterson Rosa/Ministério da Saúde)

Anúncio

Mais cedo, no campus Pampulha, a ministra da Saúde anunciou R$ 188,1 milhões a serem incorporados ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade de Minas Gerais, para gestão e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Participaram da agenda o secretário de Estado de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, além de outras autoridades.