Capa Do Plano De Desenvolvimento

CTVacinas lança Plano de Desenvolvimento

O Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) lançou o Plano de Desenvolvimento para detalhar todos os projetos e desenvolvimentos já realizados. O objetivo, além de prestar contas à sociedade, é estabelecer a sustentabilidade do futuro Centro Nacional de Vacinas, cujo prédio já está em construção.

“Conseguimos implantar uma equipe de especialistas, estamos com vários projetos avançados de vacina que estão sendo encaminhados para a Anvisa, e temos o prédio que está sendo construído, que deve terminar no final de 2025. Uma das grandes questões, agora, é estabelecer a sustentabilidade”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.

O plano é um documento com quase 50 páginas nas quais constam atividades desempenhadas pelo CTVacinas, projetos em desenvolvimento e já concluídos com sucesso, produtos transferidos para empresas, projeto financiados, artigos científicos e patentes, além de outras informações, como, por exemplo, o custo do futuro centro nacional.

“Na hora em que alguém for analisar a sustentabilidade, é importante que veja tudo o que já fizemos e está estabelecido. É uma construção bem concreta com muitas realizações. Já estamos em conversas, como, no âmbito do poder público, com os ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação”, conclui Gazzinelli.

O CTVacinas desenvolve atualmente imunizantes ainda inexistentes em todo o mundo contra doenças que assolam a sociedade brasileira, tais quais Chagas, leishmaniose, malária, dengue etc.

O centro também é responsável pela SpiN-TEC, a primeira vacina 100% brasileira a chegar no estágio de testes em humanos, o último antes de chegar ao braço da população. Em agosto, a Anvisa aprovou o início da fase 2, a penúltima desse estágio.

Confira o Plano de Desenvolvimento aqui.

Procurar