Pesquisadores Do CTVacinas Durante Apresentação De Pôster

Pesquisadores do CTVacinas detalham desenvolvimentos em congresso internacional

Os pesquisadores do futuro Centro Nacional de Vacinas atraem o interesse de cientistas de regiões diversas do mundo no Immuno2023, o congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), realizado durante toda a semana em Ouro Preto.

Além de estande, palestras e apresentações orais, os estudiosos exibem e explicam os desenvolvimentos realizados aqui, no nosso complexo de laboratórios.

>> Veja a outra parte dos pesquisadores do CTVacinas que fizeram apresentação de pôster

Confira um breve resumo de parte dos trabalhos apresentados:

  • Ana Clara Gazzinelli
Ana Clara Gazzinelli durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: CSP vaccine for Plasmodium vivax malaria

Resumo: O alvo vacinal contra a malária causada pelo Plasmodium vivax apresentado no trabalho consiste em uma proteína quimérica recombinante chamada PvCSP-All epitopes. Durante a apresentação foi possível abordar aspectos relacionados a caracterização geral, estrutural e físico-química da quimera, além de resultados dos ensaios pré clínicos em modelo experimental onde testamos diferentes adjuvantes e formulações finais da vacina visando melhores condições de protocolo de imunização. Por fim, foi possível abordar sobre um estudo preliminar de estabilidade tanto da proteína quanto da formulação vacinal proposta onde mostramos que nossa vacina permanece estável em condições pré- estabelecidas por pelo menos 6 meses. Nosso papel no CT Vacinas é chegar até a Anvisa com a melhor proposta de vacina para assim, conseguirmos a aprovação e iniciarmos os testes clínicos em humanos.

  • Bianca de Oliveira
Bianca de Oliveira durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Characterization of DTL8, a conserved hypothetical protein of Leishmania, and evaluation of its potential as vaccine candidate

Resumo: O trabalho apresentado consiste em um novo alvo vacinal contra a leishmaniose visceral humana. Esse alvo, denominado DTL8 , é uma proteína que foi caracterizada quanto a sua localização e função. Em modelo animal, foi visto que a DTL8 apresenta uma capacidade imunoprotetiva. Além disso, quando associamos a DTL8 com uma outra proteína de Leishmania, vimos que essa proteína quimérica, chamada de DTL10, é capaz de proteger e tratar animais infectados por Leishmania. Com os resultados promissores da proteína DTL10 esperamos testá-la como uma vacina terapêutica em ensaios clínicos em humanos.

  • Bruno Valiate
Bruno Valiate durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Evaluation of an RBD-Nucleocapsid fusion protein as a booster candidate of Covid-19 vaccine

Resumo: Meu trabalho mostra que o uso da spin como reforço é uma boa opção, pois as células imunes de pessoas previamente vacinadas reconhecem e respondem bem pra spin.

  • Gabriela Burle
Gabriela Burle durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Development of RNA vaccines for Leishmaniasis and comparison with vaccines based on recombinant antigens

Resumo: O trabalho mostrou o desenvolvimento de uma vacina de RNA para leishmaniose usando uma formulação de nanopartículas lipídicas, que é usada para encapsular o RNA, desenvolvida oelo CTVacinas. Resultados preliminares em camundongos mostraram que a imunização com essa vacina de RNA encapsulada em LNPs foi capaz de proteger parcialmente camundongos do desafio com Leishmania.

  • Gregório Almeida
Gregório Almeida durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Asymptomatic malaria is associated with an IFN-y-induced program on adaptive compartment

Resumo: Avaliamos a imunidade de indivíduos assintomáticos com a malária, na região norte do Brasil, para verificar qual seria a assinatura imunológica desses indivíduos. No futuro, esse conhecimento vai poder ser usado para o melhor desenvolvimento de vacinas e de testes diagnósticos para malária assintomática, permitindo, quem sabe, o controle e até a erradicação dessa doença.

  • Júlia Reis
Julia Reis durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Recombinante protein production using eukaryotic cells infected with lentiviral vector plataform for development of point of care tests

Resumo: Foram apresentados os dados gerados a partir da produção e purificação da proteína E dos 4 sorotipos do vírus da Dengue e proteina E2 do vírus Chikungunya, que possibilitaram a produção de um ELISA para a detecção de anticorpos IgG e IgM anti CHIKV com sensibilidade e especificidade superiores a 85%.

  • Luna Lacerda
Luna Lacerda durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Ribosomal proteins for cross-species Malaria defense: Unveiling Cytotoxic T cell-mediated protection against blood-stage

Resumo: Este estudo explora o potencial das proteínas ribossômicas como novos alvos para o desenvolvimento de uma vacina, com base em células T CD8+, capaz de combater diferentes espécies de Plasmodium.

  • Renata Salgado
Renata Salgado durante apresentação de pôster no congresso da SBI

Título: Development of RNA-Loaded Lipid Nanoparticles to be used as new vaccine platforms: Evaluation of biodistribution and immune response in mice

Resumo: O objetivo do trabalho foi desenvolver nanopartículas lipídicas encapsulando RNA mensageiro. As nanopartículas são capazes de entregar o RNA no citoplasma das células, que será traduzido em proteína e apresentado como antígenos. Foram utilizados como antígenos DTL8, uma proteína de Leishmania, e NS1, uma proteína de dengue. Resultados mostraram que foram obtidas nanopartículas encapsulando os dois tipos de mRNA, com boas propriedades físico-químicas, capazes de levar o mRNA até a região alvo e induzir a produção das proteínas. Estudos de imunogenicidade realizados em camundongos mostraram que as formulações foram capazes de estimular a resposta imune humoral, resultando em altos títulos de anticorpos totais, indicando ser um sistema promissor para o desenvolvimento de uma plataforma de vacinas.

Procurar