Reunião Entre Governo De Minas E Coordenação Do CTVacinas

Funed busca produzir IFA da SpiN-TEC para a última fase dos testes em humanos

A primeira vacina 100% brasileira está mais próxima do que nunca de carregar ainda mais Minas Gerais no DNA. O Governo de Minas estuda a viabilidade da Funed (Fundação Ezequiel Dias) produzir o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da SpiN-TEC.

A produção seria essencial para a primeira vacina 100% brasileira passar pela última fase antes de chegar aos braços da população, quando mais de 3 mil voluntários devem ser vacinados, e comercializar o imunizante.

“A reunião foi excelente, saímos daqui já marcando outras agendas porque o projeto é grande, demanda uma atenção especial do Governo do Estado, nós, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da UFMG, da Fapemig, Funed… São vários parceiros, além de parceiros privados”, afirmou o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas, Bruno Araújo.

O encontro realizado na sexta-feira (23) teve a participação de Bruno Araújo; do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha; do presidente da Funed, Felipe Attiê; e da coordenação do CTVacinas, representada por Ana Paula Fernandes.

“Conversamos sobre colocar a infraestrutura que já existe na unidade 5 da Funed em condições de produzir o IFA da vacina, que é uma etapa muito importante e que vai ser uma planta também multipropósito para que outras vacinas sejam desenvolvidas”, resumiu a integrante do comitê gestor do CTVacinas e professora da UFMG.

Bruno Araújo, Guilherme da Cunha e outras autoridades do Governo de Minas acompanham fala de Ana Paula Fernandes
Ana Paula Fernandes, uma das coordenadoras do CTVacinas, fala para autoridades mineiras (Virgínia Muniz/CTVacinas)

Trabalho de ponta

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Guilherme da Cunha, afirmou sair da reunião “confiante de que temos um dos melhores projetos desenvolvidos hoje no país em Minas Gerais”.

“Com pessoas de muita qualidade e que têm uma visão muito clara do que desejam desenvolver para o futuro em uma área profundamente estratégica como a de saúde e imunização”, disse o secretário, antes de concluir:

“Eu tenho certeza que a gente tem muito ainda a estreitar esses laços e acelerar as pesquisas que a gente vê que já caminham numa direção muito boa e que certamente, se devidamente incentivadas e fomentadas, podem dar resultados ainda mais expressivos e mais rápidos para Minas e para o Brasil”.

Pesquisadora Graziella Rivelli fala durante reunião
Pesquisadora Graziella Rivelli apresenta as fases da SpiN-TEC (Virgínia Muniz/CTVacinas)

Vale lembrar que a SpiN-TEC é a primeira vacina totalmente desenvolvida em solo nacional a chegar nos testes clínicos – ou seja, nos testes em humanos.

No último semestre, a Anvisa aprovou a primeira de três fases dessa etapa. Atualmente, o imunizante está na fase 2 dos testes clínicos e precisa de mais voluntários: quanto mais pessoas estiverem dispostas a participar da ciência, mais rápido será esse processo.

Para saber mais sobre o perfil do voluntário e da voluntária procurados neste momento, clique AQUI. Para acessar o formulário de cadastro, clique AQUI.

A expectativa é que a vacina contra Covid-19 esteja totalmente liberada em 2025.

Procurar