Para além dos resultados de laboratório e publicações científicas, você sabia que todas as evidências e pesquisas feitas na ciência são base para decisões políticas — especialmente em tempos de crise, como durante uma pandemia?
A palestrante desta semana, Rafaella Fortini, pesquisadora titular da FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz e da The University of Georgia, nos Estados Unidos, será a responsável por abordar o tema na próxima quarta-feira (4) na Série de Seminários CTVacinas: a importância de as pesquisas chegarem até quem toma decisões políticas.
“O objetivo é demonstrar a importância de apresentar nossas pesquisas aos gestores de saúde, mostrando não apenas a relevância das evidências geradas, mas também como elas podem ser efetivamente aplicadas na gestão das políticas públicas de saúde no país”, explica Rafaella.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA NA PALESTRA DE RAFAELLA FORTINI
Rafaella é especialista da Anvisa, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais em vacinas, doenças infecciosas e crônicas. Durante a palestra, ela vai falar sobre o caso da Covid-19.
“Esses resultados servem para nortear e guiar as decisões e implementações dos gestores de saúde — seja no Ministério, nas secretarias, na regulação. E a Covid-19 será o exemplo que usaremos para demonstrar isso”, conclui a pesquisadora.
Participe
Após duas semanas de recesso, a Série de Seminários volta na próxima quarta-feira (4), às 16h, no auditório do BH-TEC.
Para participar, você já sabe: retire seu ingresso gratuito (presencial ou virtual) via Sympla (clique AQUI).
Quem se inscrever terá direito a um certificado digital de participação, inclusive para quem acompanhar a explanação pela transmissão ao vivo, no canal do CTVacinas no YouTube.
Para tanto, o interessado ou a interessada deve mandar o nome completo no chat ao vivo.
Série de Seminários CTVacinas
O ano de 2025 marca a terceira temporada da Série de Seminários CTVacinas. O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em fevereiro de 2023, o ciclo de palestras com convidados de todo o Brasil, América Latina e mundo.
Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o planeta – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.
“Promovemos debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.