Reunião Anvisa sobre Mpox

Anvisa sinaliza reunião sobre vacina da mpox: ‘Propósito de favorecer o acesso a vacina’

Ouvir:

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai se reunir em breve com o CTVacinas para falar sobre a vacina contra mpox, próxima de iniciar o último estágio do desenvolvimento: os testes clínicos, ou seja, em humanos.

É o que afirmou a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas.

“Solicitaremos uma reunião em breve com o CTVacinas para que a Anvisa, dentro do seu propósito de favorecer o acesso a vacina, e especialmente dentro do apelo da OMS para que todos os países incentivassem a produção e o desenvolvimento de vacinas para mpox, cumprindo essa missão, também iremos acompanhar esse projeto que está nascendo na UFMG”.

O plano da Anvisa foi compartilhado pela diretora durante a 15ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada, realizada no dia 22 de agosto (confira o vídeo aqui).

Meiruze Freitas reforçou que o desenvolvimento busca atingir um estágio ainda inédito no Brasil para uma vacina contra mpox.

“Faço ressalva à necessidade de buscar cada vez mais a ampliação das vacinas como estratégia de superação de crises sanitárias – esse é um papel também do Brasil especialmente apoiado pela Anvisa desde que enfrentamos a crise sanitária da Covid-19”, disse.

A diretora da Anvisa ainda pontuou, durante um trecho dedicado para falar sobre mpox, que entrou em contato com a UFMG para se inteirar do desenvolvimento do imunizante.

“Estão sendo realizados testes especialmente dentro do CTVacinas, estão buscando a caracterização da semente dentro das boas práticas laboratoriais, com estudos pré-clínicos já iniciados, buscando atendimento às normas regulatórias e preparando dossiê”.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM

Anvisa sinaliza reunião sobre vacina da mpox: ‘Propósito de favorecer o acesso a vacina’