“Sistema Imunológico e Plasmodium vivax: o que indivíduos assintomáticos escondem?” com Lis Antonelli

Ouvir:

O Plasmodium vivax é o parasito responsável pela maioria dos casos de malária que ocorrem na Amazônia brasileira.

A partir dos estudos realizados sobre o comportamento das infecções assintomáticas provenientes da doença causada por esse protozoário, é que chegamos a mais uma palestra da Série de Seminários do CTVacinas, que será realizada no auditório do BH-TEC, na próxima quarta-feira (10) às 16h.

A convidada da vez é Lis Antonelli, pesquisadora titular do IRR, da Fiocruz. Lis é doutora em bioquímica e imunologia pela UFMG, com pós-doutorado em imunologia pelo NIAID/NIH, além de mestra em imunologia pela USP.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA NA PALESTRA DE LIS ANTONELLI

“O objetivo dessa palestra é compreender como funciona o sistema imunológico de pessoas infectadas que não desenvolvem sintomas, ou seja, como esses indivíduos alcançam a chamada imunidade clínica”, afirma a especialista, antes de complementar:

“Ao desvendar esses mecanismos, buscamos identificar elementos de defesa do hospedeiro que possam ser explorados no desenvolvimento de estratégias diagnósticas, terapêuticas e de controle, contribuindo para o enfrentamento da malária”.

Como participar – e receber certificado

A participação é totalmente gratuita – no entanto, mediante à inscrição realizada aqui, na plataforma Sympla. A palestra começa às 16h desta quarta e tem previsão de duração de aproximadamente 1h, com abertura de perguntas ao fim da explanação. Quem não conseguir comparecer presencialmente, também pode acompanhar tudo ao vivo pela transmissão no canal do CTVacinas, no YouTube. A palestra ficará disponível na íntegra posteriormente. Para receber o certificado digital, é necessário se inscrever no Sympla – para os participantes virtuais, é preciso enviar o nome completo no chat ao vivo.

Série de Seminários CTVacinas

O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em 2023, a Série de Seminário CTVacinas.


Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.


“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM

“Sistema Imunológico e Plasmodium vivax: o que indivíduos assintomáticos escondem?” com Lis Antonelli