Como saber a taxa real de proteção de uma vacina na população? Ou como prever uma possível nova epidemia por meio dos dados administrativos do sistema público de saúde?
O tema do Seminário CTVacinas desta semana é saúde digital e como podemos aprimorar nossa precisão utilizando esses dados.
>> FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA PARTICIPAR DA PALESTRA DE MANOEL BARRAL
O responsável por apresentar o assunto é o Dr. Manoel Barral, Pesquisador Titular da Fiocruz-Bahia, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e atual Presidente da Academia de Ciências da Bahia.
“Vou apresentar alguns projetos que facilitam, por exemplo, a avaliação de dados do sistema público de saúde. Assim, é possível analisar, na prática, a efetividade da vacinação, qual o nível real de proteção e quais fatores estão relacionados a isso”, explica Barral.
Barral-Netto também é coordenador da Plataforma AESOP, um Sistema de Alerta Precoce para Surtos com Potencial Epidêmico. Essa iniciativa visa a detecção antecipada de surtos de doenças infecciosas e foi desenvolvida pela Fiocruz em parceria com outras instituições.
“Vamos falar também sobre o projeto voltado para a detecção de surtos infecciosos com base nos dados da atenção primária em saúde. Assim, conseguimos abordar as duas frentes: prevenção, e o monitoramento da eficácia das vacinas”, acrescenta o pesquisador.
O seminário acontece nesta quarta-feira (2), a partir das 16h, no BH-TEC. Para participar presencialmente, basta retirar seu ingresso pelo Sympla.
Caso não possa comparecer, a transmissão ao vivo estará disponível no YouTube, também mediante retirada de ingresso pelo Sympla.