Como se caracteriza o pirahy, um alfavirus emergente? Como desenvolver novas plataformas com a tecnologia?
São esses os assuntos da próxima palestra da Série de Seminários do CTVacinas, que será realizada no auditório do BH-TEC, na próxima quarta-feira (24) às 16h.
O convidado da vez é Daniel Mansur, professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.
>> GARANTA AQUI A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA NA PALESTRA DE DANIEL MANSUR
“Durante a primeira parte da palestra, vamos discutir sobre o pirahy, um vírus que pode, potencialmente, causar encefalites, e como esse vírus se relaciona com o sistema imune inato”, afirma Mansur.
O pirahy é um arbovírus, pertencente ao gênero alfavirus, que foi descoberto na cidade de Piraí do Sul, no estado do Paraná. Ele foi detectado em mosquitos dos gêneros Trichoprosopon e Wyeomyia, e é considerado um vírus potencialmente emergente.
“Já na segunda parte da conversa, vou descrever uma tecnologia nova para poder desenvolver vacinas de RNA”, descreve o especialista, sobre a palestra.
Daniel Mansur é biólogo e doutor em ciências biológicas pela UFMG, com pós doutorado no Imperial College London, na Inglaterra.
Como participar – e receber certificado
A participação é totalmente gratuita – no entanto, mediante à inscrição realizada na plataforma Sympla (clique AQUI). A palestra começa às 16h desta quarta e tem previsão de duração de aproximadamente 1h, com abertura de perguntas ao fim da explanação.
Quem não conseguir comparecer presencialmente, também pode acompanhar tudo ao vivo pela transmissão no canal do CTVacinas, no YouTube. A palestra ficará disponível na íntegra posteriormente.
Para receber o certificado digital, é necessário se inscrever no Sympla – para os participantes virtuais, é preciso enviar o nome completo no chat ao vivo.
Série de Seminários CTVacinas
O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em 2023, a Série de Seminário CTVacinas.
Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.
“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.