CNPEM: Um centro multidisciplinar para fesafios estratégicos com Antônio José Roque

Ouvir:

A próxima edição da Série de Seminários CTVacinas, nesta quarta-feira (5), terá como convidado especial o responsável por receber a “maior premiação científica do Brasil” neste ano. 

Antonio José Roque da Silva foi o principal agraciado da 37ª edição do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, considerado pelo governo federal como o maior reconhecimento do país.

>> GARANTA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA DA PALESTRA DE JOSÉ ROQUE

A palestra no auditório do BH-TEC, como de praxe, será totalmente gratuita, vai distribuir certificado digital para quem acompanhar e será transmitida ao vivo pelo canal do CTVacinas no YouTube, a partir das 16h.

Basta se inscrever de graça pela plataforma do Sympla: selecionar a opção presencial ou virtual (clique AQUI).

Convidado ilustre

Professor titular da USP, José Roque é um dos físicos mais respeitados do país e dirige desde 2018 o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM).

Lá, ele recebeu a missão de viabilizar o Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil. 

O equipamento, de grande porte, utiliza aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, a luz síncroton, usada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, e que tem aplicações em quase todas as áreas do conhecimento.

“O sucesso desse esforço coletivo, concretizado com o Sirius, materializa o potencial da ciência nacional. Sirius é um símbolo de como a ciência brasileira pode ser mundialmente competitiva, quando há investimento adequado e valorização e capacitação de recursos humanos”, afirmou Roque ao gov.br.

Na palestra, José Roque vai apresentar uma visão geral das atividades que acontecem no CNPEM, desde a estrutura à variedade de projetos em desenvolvimento, que vão de materiais renováveis a pesquisas na área da saúde.

Série de Seminários CTVacinas

O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em 2023, a Série de Seminário CTVacinas.

Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.

“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM

CNPEM: Um centro multidisciplinar para fesafios estratégicos com Antônio José Roque