A diretora de secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Ana Maria Caetano de Faria, ficou “muito bem impressionada” com a estrutura do CTVacinas em visita realizada nesta sexta-feira (28) à estrutura sediada no BH-TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte.
Ela disse que o complexo de laboratórios do centro de vacinas da UFMG está dentro da lista de prioridades do ministério, baseada em fortalecer a produção nacional.
“Fiquei muito bem impressionada com a estrutura: ter tudo isso em condições de boas práticas de laboratório e ter essa capacidade de produzir vacinas em uma estrutura certificada é super importante”, afirma Ana Caetano, que também é professora da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI).
“Temos que caminhar nessa direção: parar de importar e começar a produzir aqui porque temos capacidade intelectual, científica e, agora, vamos começar a ter capacidade tecnológico, com certificação, para produzir como deve ser”, complementa.
A especialista visitou todos os laboratórios do CTVacinas durante a parte da manhã e, à tarde, concedeu uma palestra, no auditório do BH-TEC, sobre o “impacto da imunossenescência no desfecho da Covid-19”.
“Tivemos o prazer de receber a visita da professora, que agora está atuando como diretora da SECTISC (Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde), unidade importante para fomentar pesquisas na área de saúde”, inicia Santuza Teixeira, integrante do Comitê Gestor do CTVacinas.
“Estamos, agora, discutindo as novas parcerias com o Ministério da Saúde”, conclui.