A diretora do NIAID (National Institute of Allergy and Infectious Diseases), Jeanne Marrazzo, exaltou a importância do Centro de Tecnologia de Vacinas, o CTVacinas, em visita realizada hoje (8) ao complexo de laboratórios.
O NIAID faz parte do NIH (National Institutes of Health), do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, e é considerado um dos principais centros de pesquisa médica do mundo.
“Estou muito feliz por estar aqui hoje para visitar a estrutura e conhecer a equipe [do CTVacinas] responsável por levar um novo nível de capacidade para o Brasil avançar no desenvolvimento de vacinas”, afirmou a diretora.
“Estou ansiosa para vê-los no futuro”.
Parceria

O encontro contou com uma reunião para detalhar a estrutura e os principais desenvolvimentos realizados pelo futuro Centro Nacional de Vacinas.
“A gente mostrou a nossa trajetória, os nossos projetos em desenvolvimento, falamos da SpiN-TEC [a primeira vacina 100% brasileira a chegar aos testes em humanos] e ela conheceu os nossos laboratórios e a nossa equipe”, relatou Santuza Teixeira, uma das coordenadoras do CTVacinas e professora da UFMG.
“A Jeanne Marrazzo ficou bastante impressionada com o avanço que a gente já obteve com relação a vacinas e testes diagnósticos, e a gente vai fazer uma nova reunião para estabelecer algumas parcerias de forma mais concreta”, complementou Teixeira.
Helton Santiago e Renan Pedra, também coordenadores do CTVacinas, e a vice-diretora de Pesquisa, Inovação e Referência da Fiocruz, Luzia Helena Carvalho, participaram da reunião.
A diretora veio acompanhada da diretora-assistente de Pesquisa Global, Divisão de Pesquisa Intramural do NIAID, Lisa Mills, e da diretora regional das Américas e Caribe, Lucy Ruderman.