O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG, o CTVacinas, será homenageado nesta quinta-feira (31), no Auditório da Reitoria da UFMG. O evento integra o Projetos inspiradores, iniciativa criada que celebra os 40 anos da Fapemig.
A homenagem será realizada das 14h às 17h e a entrada é totalmente gratuita – não há a necessidade de inscrição, basta comparecer ao auditório.
“A UFMG é uma instituição de pesquisa forte em Minas Gerais, e, desde 2002, a Fapemig financia nossos estudos, mostrando que a política de financiamento de longo prazo é essencial para o desenvolvimento tecnológico do estado e do país”, afirma o coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli.
“A ciência não é rápida, então, as parcerias perenes são muito importantes”, reforça o estudioso, um dos palestrantes.
A programação será aberta às 14h pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo diretor da Fapemig, Carlos Arruda. Logo em seguida, Arruda vai ministrar a palestra Fapemig: oportunidades para o futuro.
E, na sequência, Gazzinelli e Santuza Teixeira, integrante do comitê gestor do CTVacinas, darão as respectivas palestras:
- O desenvolvimento da SpiN-Tec e outras vacinas com tecnologia 100% nacional
- Ciência, saúde e políticas públicas: a trajetória do CTVacinas
Debate
Santuza Teixeira pretende mostrar a importância do CTVacinas para que o país consiga mais autonomia na área de saúde, deixando de depender de insumos e tecnologias importados.
“O futuro Centro Nacional de Vacinas virá como resposta a essa demanda, preenchendo a lacuna da etapa intermediária entre o projeto de laboratório e a produção industrial de uma vacina”, destaca.
Após as apresentações, os palestrantes vão debater com a plateia.
Projetos inspiradores
Em 2025 a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) comemora 40 anos e uma das ações em celebração é o evento “Projetos Inspiradores”. A iniciativa busca reconhecer trabalhos de pesquisa e inovação que contribuíram para transformar realidades.
Foram selecionados projetos de todas as regiões do Estado, e os eventos estão acontecendo nas instituições onde os trabalhos foram desenvolvidos, de forma a possibilitar o diálogo com a comunidade científica local.
“A Fapemig tem um papel estratégico para o futuro de Minas e contribui para seu avanço, tendo como principal matéria-prima o conhecimento”, destaca Carlos Arruda, presidente da Fundação.
O primeiro evento ocorreu em fevereiro e, desde então, uma homenagem é realizado por mês:
- fevereiro: nanociência e nanomateriais, com Marcos Pimenta (UFMG)
- março: café, com Matheus de Souza Gomes (Universidade Federal de Uberlândia – UFU)
- abril: Carro Sabiá e Tônico Capilar contra calvície, com José Jairo Drummond Câmara (UEMG) e Robson Santos (UFMG)
- maio: INCT Ciência Animal, INCT Planta-Praga e tecnoPARQ, com Sebastião Valadares, Elizabeth Fontes e Jucélia Maia (Universidade Federal de Viçosa – UFV)
- junho: projetos da cachaça e fermentações, com Maria das Graças Cardoso e Rosane Schwan (Universidade Federal de Lavras – UFLA)
Após a homenagem ao CTVacinas, representando por Gazzinelli e Santuza, o projeto terá, em agosto, a temática “Pesquisas com 6G no Inatel” com os pesquisadores Luciano Mendes e Vanessa Rennó, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).
O evento será realizado no dia 28 de agosto, junto com a cerimônia de comemoração dos 40 anos da Fapemig, no auditório do Centro de Convenções da Fundação.