Uma plataforma pouco conhecida para desenvolvimento de vacinas e os resultados de uma pesquisa publicada na revista de maior impacto mundial entre os periódicos especializados em vacinas. Estes são os assuntos do próximo seminário CTVacinas, que será realizado nesta quarta-feira (8).
Em sintonia com o Dia Mundial da Mulher, nossa palestrante da semana é a doutora e pesquisadora do CTVacinas e da Fiocruz: Natália Hojo-Souza.
Natália é uma das pesquisadoras responsáveis pelo artigo publicado na revista internacional NPJ-Vaccines, do grupo Springer Nature.
“Eu vou falar um pouco sobre a plataforma da vacina de DNA porque nem todo mundo conhece. É uma plataforma mais nova do que a das vacinas convencionais. Vamos mostrar os diferentes mecanismos de ação da vacina e, ainda, apresentar os dados do artigo que foi publicado”.
O artigo relata os resultados de uma pesquisa que buscou comparar as respostas dos anticorpos neutralizantes e dos linfócitos ‘T’, conhecidos como a “memória” do nosso sistema imunológico, em relação às variantes Wuhan, Delta, Gama e Ômicron da Covid-19.
“Vamos mostrar os resultados de resposta imune dos animais que fizemos e os dados de proteção da análise de quatro vírus diferentes: o original que veio de Wuhan, e as variantes que circularam no Brasil”, conta a pesquisadora que participou do estudo.
Você já sabe! Para participar presencialmente, basta se inscrever no link que está em nossa bio. O seminário será realizado no auditório do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, às 16h, na quarta-feira (8).
Esta palestra não terá transmissão ao vivo.
Série de Seminários CTVacinas
O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em fevereiro deste ano, a Série de Seminário CTVacinas.
Toda semana, sempre às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.
“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.
Confira as palestras (já realizadas e confirmadas):
• Dr. Edison Durigan – Pandemias e Epidemias Virais – 1/2
• Dr. João Marques – Imunidade de mosquito ao vírus da dengue – 8/2
• Dra. Irene Soares – Vacina contra malária – 15/2
• Dr. Diogo Magnani – MASS Biologicals – Monoclonais humanos – 1/3
• Dra. Natalia Hojo-Souza – Fiocruz – Vacina de DNA contra Covid-19 – 8/3
• Dr. Luis Vicente Rizzo – Hospital Albert Einstein – Estudos translacionais
• Dra. Leda Castillo – UFRJ -Proteínas recombinantes em sistema eucariontes
• Dr. João Santana – FMRP-USP – Imunoparasitologia