Viroses emergentes e seu impacto à conservação e produção avícola em Minas Gerais com Nelson Martins

Ouvir:

Coronavírus, adenovírus e influenza são conhecidos por causarem doenças em humanos. Mas esses vírus estão causando grande preocupação por ameaçar a conservação de aves nativas.

É sobre essa tema que Nelson Martins vai detalhar na próxima palestra da Série de Seminários do CTVacinas, realizada excepcionalmente em um dia diferente da semana: sexta-feira (28), às 15h.

O especialista em microbiologia veterinária abordará as viroses emergentes em aves silvestres e domésticas – e como isso impacta no cenário mineiro de criação avícola.

“Em nosso laboratório, detectamos expressiva e preocupante ameaça à conservação de aves nativas por infecções com adenovirus, bornavirus, circovirus e poxvirus”, afirma o professor, antes de complementar:

“Vamos falar bastante também sobre alphainfluenzavirus, coronavírus e gyrovirus, que afetam galinhas”.

Nelson Rodrigo da Silva Martins é professor titular da Escola de Veterinária da UFMG, além de mestre e doutor em Microbiologia Veterinária pela University of Surrey, Inglaterra, pós-doutor pela Cornell University, EUA e Université de Montréal, Canadá.

Inscrição

A participação é totalmente gratuita: basta fazer a inscrição, sem custo algum, na plataforma Sympla (clique AQUI).

Caso não consiga comparecer no auditório do BH-TEC, você pode acompanhar a palestra ao vivo pelo YouTube do CTVacinas. Também é necessário fazer a inscrição gratuita pelo Sympla para receber o certificado digital de participação.

Série de Seminários CTVacinas

O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em 2023, a Série de Seminário CTVacinas.

Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.

“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM

Viroses emergentes e seu impacto à conservação e produção avícola em Minas Gerais com Nelson Martins