Você já ouviu falar sobre a leishmaniose visceral?
Trata-se de uma doença infecciosa grave, causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitida por fêmeas infectadas de flebotomíneos (são pequenos insetos hematófagos, ou seja, que se alimentam de sangue).
E o principal: é uma doença negligenciada no Brasil, que afeta tanto os brasileiros quanto populações de outros países endêmicos — e ainda não possui vacina aprovada contra a doença.
O seminário desta semana, apresentado por Bianca Beirigo, pesquisadora do CTVacinas, vai tratar justamente do desenvolvimento daquela que pode ser a primeira vacina contra a leishmaniose visceral, a VaxLeish.
>> FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA PARTICIPAR DA PALESTRA DE BIANCA BEIRIGO
“Vou apresentar o caminho percorrido desde a descoberta de novos alvos vacinais até o desenvolvimento de uma vacina quimérica terapêutica contra a leishmaniose visceral”, conta a pesquisadora.
“Vamos discutir os avanços obtidos nas etapas pré-clínicas, os desafios enfrentados e os esforços realizados para aproximar essa inovação da autorização para testes clínicos em humanos pela Anvisa”, diz Bianca.
A vacina já está próxima de ter o dossiê enviado para aprovação na Anvisa.
Doutora em Bioquímica e Imunologia pela UFMG e pesquisadora de pós-doutorado no CTVacinas e no Instituto René Rachou, Bianca integra a Plataforma de Testes Pré-Clínicos no CTVacinas.
O seminário acontece nesta quarta (23), a partir das 16h, no auditório do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).
Para participar, presencial ou virtualmente através da transmissão ao vivo no YouTube, basta retirar seu ingresso pelo Sympla.
A inscrição dá direito ao certificado digital de participação.
Série de Seminários CTVacinas
O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em 2023, a Série de Seminário CTVacinas.
Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o mundo – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.