A Série de Seminários CTVacinas desta quarta-feira (9) recebe a líder do grupo de Biologia Molecular e Imunologia da Malária (BMIM), do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).
Trata-se da Luzia Helena Carvalho, vice-diretora de Pesquisa, Inovação e Referência da mesma instituição mineira, que vai abordar o tema “Resposta imune à DBPII do Plasmodium vivax: Estudo de seguimento de 15 anos na Amazônia brasileira”.
>> FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA PARTICIPAR DA PALESTRA DE LUZIA HELENA CARVALHO
A palestra será realizada no dia, horário e local tradicionais: auditório do BH-TEC, a partir das 16h.
Como todas as palestras da Série de Seminário CTVacinas, a participação é totalmente gratuita. Para receber o certificado digital de participação, o interessado deve se inscrever, gratuitamente, no Sympla (clique AQUI).
Quem não puder comparecer ao auditório do BH-TEC, pode acompanhar o seminário ao vivo pela conta do CTVacinas no YouTube. Basta escolher essa opção de inscrição no Sympla para também ter acesso ao certificado digital de participação.
A palestra ficará disponível ad aeternum na plataforma.
Referência
A bagagem de Luzia Helena Carvalho é extensa, com graduação, mestrado e doutorado pela UFMG e pós-doutorado pela New York University. Foi consultora do “Malaria Research and Reference Reagent Resource Center (MR4/ATCC/NIH)”, entre 2006 e 2009.
“Como contribuição aos esforços atuais no desenvolvimento da vacina contra o Plasmodium vivax, o grupo de pesquisa liderado por ela tem dedicado grande esforço para caracterizar a resposta imune protetora contra candidatos à vacina de estágio sanguíneo do parasito em populações que vivem na Amazônia brasileira”.
A especialista é, ainda, orientadora Permanente dos programas de Pós-graduaçao em Ciências da Saúde (Fiocruz-Minas) e Parasitologia (ICB/UFMG).
Série de Seminários CTVacinas
O ano de 2025 marca a terceira temporada da Série de Seminários CTVacinas. O Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG lançou, em fevereiro de 2023, o ciclo de palestras com convidados de todo o Brasil, América Latina e mundo.
Toda semana, habitualmente às quartas-feiras, um especialista – referência no Brasil e em todo o planeta – é convidado para promover uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.
“Vamos promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia. É mais uma ação do CTVacinas, que caminha para se tornar o Centro Nacional de Vacinas, para desenvolver a ciência brasileira”, resume o coordenador do centro, Ricardo Gazzinelli.