A ciência nacional em evidência. Esse seria o resumo de 2023 se tivéssemos de resumir o ano em uma frase. Se, por um lado, o cenário brasileiro ainda está longe de ser o ideal para o desenvolvimento da ciência, por outro, o trabalho das pesquisadoras e dos pesquisadores recebeu atenção em diversos momentos – e o CTVacinas acumulou feitos.
A SpiN-TEC, a primeira vacina 100% brasileira, avançou novamente e vislumbra integrar o Programa Nacional de Imunizações em 2025; o CTVacinas recebeu atenção do poder público; as obras do Centro Nacional de Vacinas ganharam vida; pesquisadoras do CTVacinas ganharam prêmios nacionais e internacionais pelo trabalho de excelência; a Série de Seminários recebeu quase 40 referências de todo o planeta e mais.
Confira o que aconteceu em 2023 no CTVacinas (clique nos links para saber mais sobre o tema).
SpiN-TEC avança

A primeira vacina desenvolvida totalmente em solo brasileiro a chegar aos testes clínicos – ou seja, em humanos – teve o apoio da população. Em 2023, recebeu centenas de interessadas e interessados em se voluntariar e, com isso, superou a fase 1 da atual etapa.
A Anvisa aprovou os estudos dessa fase inicial, que reforçou a segurança e imunogenicidade da SpiN-TEC.
Prêmios e reconhecimentos

A importância da SpiN-TEC para a ciência brasileira, considerada um marco, rendeu reconhecimentos: Prêmio Euro, Prêmio Péter Murányi, X Simpósio de Microbiologia da UFMG, entre outros. O ano também foi marcado pelo recebimento da Medalha da Inconfidência: a condecoração ocorreu em 2022, mas a entrega da medalha foi realizada em abril.

Pesquisadoras e pesquisadores do CTVacinas também foram premiados em importantes eventos ao longo de 2023: IUIS Congress, o principal congresso de imunologia do mundo; 34º Congresso Brasileiro de Virologia, o principal do país e o terceiro maior do mundo na área; Immuno2023, o principal do Brasil em imunologia (veja aqui e aqui).

O coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli, foi considerado um dos cientistas mais influentes do mundo; a pesquisadora Júlia Castro foi selecionada entre as cientistas jovens mais promissoras do planeta e entrou na Lista Forbes Under 30; e a pesquisadora Nathália Pereira ganhou prêmios pelos estudos relacionados à malária.
O centro de pesquisas

Ao longo do ano, o CTVacinas recebeu a atenção do poder público – todas as esferas e poderes. A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, classificou o trabalho do centro como “espetacular”. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também exaltou o CTVacinas e projetou investimento.

Entre outras visitas, o CTVacinas recebeu o presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera; a presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira; e uma equipe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Referência

Integrantes do CTVacinas foram convidados a compartilhar o conhecimento ao longo de 2023. Ana Paula Fernandes, uma das coordenadoras do centro, foi convocada pelo Senado Federal para dar um diagnóstico de como a ciência brasileira deve avançar.

Os outros coordenadores também estiveram presentes: Flávio da Fonseca no Café com Ciência; Helton Santiago no Summit Saúde Estadão, considerado “o maior e mais importante evento do setor do Brasil”; Santuza Teixeira no lançamento do Programa para o Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROCIS), entre outros.

Além disso, os coordenadores foram convidados para dar palestra em congressos: IUIS Congress; Immuno2023 e Congresso Brasileira de Virologia.

Centro Nacional de Vacinas

As obras do Centro Nacional de Vacinas atingiram um ritmo acelerado no terreno onde o prédio será erguido, no BH-TEC, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte. O ano de 2023 também marcou o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Centro Nacional de Vacinas.
Série de Seminários CTVacinas
Lançada em 2023, a Série de Seminários CTVacinas encerra o ano inaugural como um evento disseminador da ciência. Foram realizadas quase 40 palestras ao longo de 2023, sempre de forma gratuita, com convidados de todo o Brasil e todo o planeta: Europa, Estados Unidos e América Latina.